O Homem de Ferro (“Iron Man”, EUA, 2008) ***NOS CINEMAS***

Genre :

[youtube WhV_vArgu5o]

Antes de começar, vamos separar a HQ do filme, ok? Bem, “O Homem de Ferro” é tudo que se pode esperar de um filme do gênero feito em Hollywood: um pacote de ação, efeitos especiais de primeira linha, grandes nomes encabeçando o elenco, e, aí o diferencial, atenção maior nos personagens. Robert Downey Jr (de “O Homem Duplo“) faz Tony Stark, um rico dono de uma empresa de armamento que, após ser seqüestrado por terroristas que usam as próprias armas que ele construiu, escapa e numa epifania, decide mudar o rumo da empresa o que não é visto com bons olhos pelo seu inescrupuloso sócio (Jeff Bridges de “Contraponto“). Para impedir maior destruição pelas suas armas, ele cria uma armadura com o objetivo de eliminar tudo o que construiu. É criado o Homem de Ferro.

O grande ponto positivo do filme é ter um lado de comédia sem atrapalhar a seriedade da trama. E quem leva o mérito é o Downey Jr que, com sua persona sarcástica, consegue cativar até quando é malvado. E a transformação do personagem após seu período seqüestrado é bem coerente, fazendo sentido e não ofendendo a inteligência da platéia.

Ao contrário de muitas produções, esta não apela pro absurdo de sair do escopo da história através de elementos irreais. Não chega a ser tão perfeito quanto às sagas “O Homem Aranha” ou “X-Men“, mas é muito bem equilibrado e bem dosado e, com a aprovação do público, já é um ótimo começo para mais uma saga Marvel.

Nota 8


Ficha Técnica

Elenco:
Robert Downey, Jr.
Jeff Bridges
Terrence Howard
Gwyneth Paltrow
Shaun Toub

Direção:
Jon Favreau

Produção:
Avi Arad
Kevin Feige

Fotografia:
Matthew J. Libatique

Trilha Sonora:
Ramin Djawadi

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑