O Homem nas Trevas (“Don’t Breathe”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Country :
Release Date : 2016

Toda a equipe de “A Morte do Demônio”, incluindo o diretor Fede Alvarez e a protagonista Jane Levy voltam para marcar mais um golaço nesse suspense onde ela é Rocky que mora num subúrbio miserável e junto com seu namorado e seu melhor amigo assaltam casas para descolar uma grana (e no caso dela, sustentar a filha). O próximo alvo deles é um cego (Stephen Lang de “Crimes Cruzados”) que mora numa casa isolada num bairro decadente, mas segundo se fala, está montado numa boa grana de indenização após uma patricinha rica ter atropelado a sua filha. O que era pra ser fácil e rápido se transforma num pesadelo cheio de surpresas e sangue.

Alvarez faz uma belíssima homenagem ao diretor David Fincher do clássico “O Quarto do Pânico” de 2002 no primeiro ato, quando o trio de gatunos entra na casa do cego com um travelling quase sem cortes onde revela vários cômodos e até várias ferramentas que serão usadas ao longo do filme como uma pré-disposição do jogo de gato e rato que se sucederá.

A cenografia tem um papel fundamental e garante que o espectador entenda toda a atmosfera onde se desenvolve a ação e faz a proeza de tornar tanto a parte de dentro quanto a parte de fora da casa claustrofóbica (no terceiro ato há ótimos exemplos). Também é ótimo ver um grupo de personagens que exibe um lado mal onde, a bem da verdade, nenhum é herói ou mocinho: se Rocky é gananciosa para só pensar no dinheiro, seu melhor amigo Alex (Dylan Minnette de “Goosebumps: Monstros e Arrepios”) tema ambição de sair da friendzone e roubá-la do namorado e puro delinquente Money – o nome já diz tudo (Daniel Zovatto de “Corrente do Mal”). E é claro o cego – cujo nome não é revelado – que talvez é o personagem mais complexo numa mistura de dor, ódio e loucura pela perda da filha.

A violência se apresenta na medida certa, sem aquela dose exagerada de sangue que tornaria a produção caricata, mas com uma violência implacável que parece não perdoar ninguém, inclusive com cenas ricas em detalhes e até em câmera lenta para chocar ainda mais. E o melhor que a perseguição ininterrupta e a cegueira do antagonista consegue funcionar como vantagem ou deficiência dependendo da situação, por exemplo, aguçando outros de seus sentidos como a audição ou olfato, mas nunca isso é apresentado como uma espécie de super poder, fazendo com que todos os personagens tomem decisões coerentes, mesmo que estas acabem por prejudica-los mais à frente.

O Homem nas Trevas” é mais um exemplar da excelente safra de filmes de terror e suspense que passam pelos cinemas e deve acertar em cheio os fãs do gênero e até mesmo os desavisados.

Curiosidades:
– Jane Levy e Dylan Minnette (Rocky e Alex) fazem aniversário no mesmo dia (25/12).
– A combinação do cofre é a data de aniversário do diretor Fede Alvarez.
– O nome da filha do cego nunca é dito, mas no quarto dela, rapidamente aparece uma placa com o nome Emma.
– No trailer o cego fala “Agora vocês vão ver o que eu vejo”. No filme não existe essa fala.
– A cena do trailer em que Alex liga pro pai também não aparece no filme.

Ficha Técnica

Elenco:
Stephen Lang
Jane Levy
Dylan Minnette
Daniel Zovatto

Direção:
Fede Alvarez

Produção:
Fede Alvarez
Sam Raimi
Rob Tapert

Fotografia:
Pedro Luque

Trilha Sonora:
Roque Baños

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑