O Homem Que Mudou o Jogo (“Moneyball”, EUA, 2011)

Genre : ,

É uma rara exceção em que Hollywood pega uma história real e coloca glamour de menos. Agora porque Billy Beane – aqui interpretado por Brad Pitt de “A Árvore da Vida” – é homem que mudou o jogo de beisebol? Porque ele, junto ao recém-contratado assistente Peter Brand (Jonah Hill de “Anjos da Lei”), inventaram um sistema estatístico em plenos anos 80 que previa qual o melhor jogador que se encaixaria no time para fazer a quantidade de pontos necessária para a vitória de um campeonato.

Se isso pareceu muito técnico para o leitor, é exatamente isso que o espectador vai receber: um drama que mexe bastante com os bastidores do esporte e vai deixar o público relativamente bem abalizado quando for conversar sobre beisebol. A estatística, as negociatas e a relação entre jogadores, olheiros, técnicos e gerentes de um time (aqui é onde Billy se enquadra). Essa realidade já faz com que a produção seja vista com olhos de interesse, pelo menos pra quem quer conhecer mais de um assunto relativamente estranho aos olhos brasileiros.

Como obra é relativamente bem dirigida por Bennett Miller do ótimo “Capote” de 2005, entretanto acaba sendo um pouco cansativo, talvez pelo teor do assunto ou pelos eternos 133 minutos de espera. Apesar de estarem corretos em seus papéis, Pitt e Hill inexplicavelmente receberam ambos indicações para melhor ator e ator coadjuvante respectivamente e ainda por cima concorreu por melhor filme. O que, é claro, está longe de preencher os requisitos necessários. Mas a Academia de Cinema de Hollywood trabalha por caminhos misteriosos. Felizmente, só ficaram na indicação.

O mais curioso é que a história em si tem um desfecho, senão triste, no mínimo apático. E é uma das poucas vezes em que os estúdios podiam colorir um roteiro com um pouco mais de licença poética, mas preferiram mandar o espectador pra fora com a frieza da realidade. Isso talvez até deixe “O Homem que Mudou o Jogo” melhor. Ou pelo menos mais honesto. E se muitas vezes honestidade é coisa que falta no esporte, nesse filme sobra.
[rating:3]

Ficha Técnica

Elenco:
Brad Pitt
Jonah Hill
Philip Seymour Hoffman
Robin Wright
Chris Pratt
Stephen Bishop
Brent Jennings
Ken Medlock
Tammy Blanchard
Jack McGee
Vyto Ruginis
Nick Searcy
Glenn Morshower

Direção:
Bennett Miller

Produção:
Michael De Luca
Rachael Horovitz
Brad Pitt

Fotografia:
Wally Pfister

Trilha Sonora:
Mychael Danna

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑