O Homem que viu o Infinito (“The Man Who Knew Infinity”)

Genre :
Actor : , , ,
Country : ,
Release Date : 2015

Srinivasa Ramanujan foi um dos mais brilhantes matemáticos do século passado. Superdotado, suas escritas são comparadas em seu campo, como as sinfonias de Beethoven e até hoje suas descobertas são usadas para cálculos avançados como por exemplo simulações de buracos negros. A produção conta como ele conseguiu ter seus trabalhos reconhecidos.

Interpretado pelo nosso indiano favorito (na verdade britânico de pais indianos) Dev Patel de “Lion: Uma Jornada Para Casa”, a história conta sua chegada na Inglaterra e sua relação com o decano matemático G.H. Hardy (Jeremy Irons de “Raça”) com quem começa a trabalhar em provas para sustentar suas fórmulas no tempo próximo à Primeira Guerra Mundial e como a sociedade da época era preconceituosa contra intelectuais que não fossem da mesma raça. Não deixa de ser um paralelo ao filme “Suprema” que também mostra como o preconceito de gênero pode ser vencido com capacidade e perseverança.

Patel encara o protagonista com agressividade, enquanto Irons dá um show como o sábio, mas deslumbrado com a capacidade natural de Ramanujan. É como uma relação de tutor e aprendiz, jedi e paddawan, pai e filho, onde quem aprende sabe mais da técnica do que quem ensina, mas que necessita do comportamental maduro para se destacar.

O diretor é sagaz em explicar a pouca matemática de forma didática, mas se concentrar muito mais na luta do indiano para se adequar em uma sociedade que ele mesmo rejeita, enquanto luta contra a falta da esposa que ficou saudosa. Para um filme que fala de matemática e relações humanas, a condução é muito bem feita e não deixa o espectador que gosta de um bom drama na mão. Inclusive tem um singelo desfecho onde o Jeremy Irons usa todo o talento que lhe é peculiar.

O Homem que Viu o Infinito” consegue mostrar uma boa jornada emocional sem apelos baratos e calcados em ótimas atuações numa história simples, porém muito bem contada. Não precisaria de mais.

Curiosidades:

– A diferença de idade entre Ramanujan e Hardy era de apenas 10 anos. Mas a diferença de idade entre Dev Patel e Jeremy Irons é de 42 anos.
– A esposa de Ramanujan tinha 10 anos quando eles se casaram e ele a deixou para ir para Inglaterra. No filme a atriz tem acima de 18 anos, pois, apesar de ser aceitável na cultura da Índia da época (e em algumas castas até hoje), para o público ocidental, poderia ser interpretado como pedofilia.
– Ramanujan morreu com 32 anos em 1920 e sua esposa com 95 anos em 1994.
– Um dos matemáticos que Ramanujan conhece quando chega aponta para uma árvore e diz que foi lá que Newton estava dormindo quando foi acordado pela famosa maçã que o induziu a descobrir a Lei da Gravidade. Essa foi realmente uma lenda dita no Trinity College (onde se passa grande parte do filme), mas na verdade o episódio aconteceu no sítio da família de Newton em seu período de férias.
– Apesar de no filme mostrar que Ramanujan tinha tuberculose, uma análise póstuma feita em 1994 descobriu que na verdade ele sofria de hepatite.
– Grande parte dos diálogos de Hardy (Jerey Irons) foram tirados palavra por palavra de seus escritos, em especial o discurso que ele faz ao fim do filme.

Ficha Técnica

Elenco:
Jeremy Irons
Dev Patel
Toby Jones
Jeremy Northam
Malcolm Sinclair
Raghuvir Joshi
Dhritiman Chatterjee
Stephen Fry
Arundathi Nag
Devika Bhise
Pádraic Delaney
San Shella
Richard Cunningham
Thomas Bewley
Anthony Calf

Direção:
Matt Brown

Produção:
Jon Katz
Edward R. Pressman
Sofia Sondervan
Jomon Thomas
Jim Young

Fotografia:
Larry Smith

Trilha Sonora:
Coby Brown

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑