O Impossível (“The Impossible”, Espanha, 2012) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

Curioso como um dos maiores desastres naturais da nossa época – quase um filme catástrofe pronto da vida real – teve pouquíssima repercussão em Hollywood, sendo lembrado praticamente em um único filme como coadjuvante no fraco “Além da Vida” de Clint Eastwood.

O espanhol J.A. Bayona, parceiro e amigo de Guillermo Del Toro, que fez o memorável “O Orfanato”, conseguiu recriar a catástrofe tanto tem termos físicos, como também emocionais, focando na história real de uma família formada por Maria (Naomi Watts, os olhos azul piscina mais lindos, de “Jogo de Poder”), Henry (Ewan McGregor de “À Toda Prova”) e seus três filhos, que foram passar o Natal na Tailândia e de repente são atingidos pelo maior tsunami da história.

Os efeitos especiais mostram a perfeição de se recriar de forma palpável o estrago que foi o tsunami, ao mesmo tempo em que o diretor dispensa as proporções épicas de um filme catástrofe normal para focar na destruição que pode ser vista e sentida pelos personagens principais. Justamente porque Bayona quer mostrar uma jornada emocional, muito mais que física. E é aí que o talento da dupla de protagonista é a chave. Naomi Watts se redime de papéis menores que havia feito em filmes fracos como “A Casa dos Sonhos” e, junto com McGregor, expõe seu lado visceral de forma que acompanhamos a dor e o sofrimento da família separada com uma aflição como se fossem nossos amigos ou parentes.

O diretor usa artifícios para manipular a plateia, onde alguns dão muito certo como a irretocável e sensível trilha de Fernando Velázquez (que já havia brilhado em “Os Olhos de Julia”); enquanto outros nem tanto como a tentativa “glamourizar” a busca no último ato colocando os personagens em locais diferentes do mesmo recinto para que propositalmente se desencontrassem. Funciona, mas mantém um certo tom de artificialidade cinematográfica (mesmo que tenha acontecido exatamente daquele jeito).

Incluindo a famosa foto da família verdadeira nos créditos finais para provar que foi baseado numa história real, os realizadores de “O Impossível” conseguem impulsionar de forma tocante uma história de superação sem parecer piegas com o melhor que a tecnologia e a dramaturgia podem fazer, mesmo com alguns poucos tropeços. Recomendadíssimo.
[rating:4]

Ficha Técnica

Elenco:
Naomi Watts
Ewan McGregor
Tom Holland
Samuel Joslin
Oaklee Pendergast
Marta Etura
Sönke Möhring
Geraldine Chaplin

Direção:
Juan Antonio Bayona

Produção:
Belén Atienza
Álvaro Augustín
Ghislain Barrois
Enrique López Lavigne

Fotografia:
Óscar Faura

Trilha Sonora:
Fernando Velázquez

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑