O Impostor (“The Imposter”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2012

Quando analisamos um filme de ficção, um dos pontos cruciais é a coerência dentro do contexto apresentado. Quanto mais um determinado absurdo apresentado foge do contexto de realidade de um filme, sem dúvida sua avaliação piora. E quanto mais esse absurdo é relevante à trama, fica ainda pior. E por mais que uma ficção se passe no espaço, tenha espíritos, viagens no tempo e afins, sempre vamos analisar aquilo que é contextual dentro de nossa realidade.

Mas e se um imenso absurdo acontecesse na vida real? Algo tão absurdo que se passasse num filme de ficção, ele poderia cair em total descrédito.

É justamente o que mostra esse quase aterrador documentário. Fala sobre um adulto que é encontrado sem identidade na Espanha e se faz passar por um adolescente que desapareceu há mais de três anos nos EUA, visto que quando estava na delegacia, teve acesso à lista de desaparecidos. Mas imagina-se que este adulto que não se parece em nada com a criança desaparecida seria desmascarado num estalar de dedos. O que ocorre é que ele não só engana todas as autoridades, como também é acolhido pela família do desaparecido.

O documentário mostra depoimentos tanto do tal impostor como de membros da família, além das próprias autoridades que investigaram o caso e cada um conta versões que ao mesmo tempo se complementam e divergem. As respostas para tantas perguntas são colocadas na mesa gradativamente, sempre com um timing perfeito de modo a causar tensão e logo após, satisfação ao espectador.

Mas se a história já parece impressionante o suficiente, no meio da projeção há uma reviravolta que muda completamente o curso da investigação e até mesmo altera a balança da vítima versus algoz. A produção da People & Arts faz uso da velha técnica de reconstituição através de atores, ao mesmo tempo em que entrevista e acompanha os personagens reais e mescla filmagens da época.

O Impostor” só não resolve todos os mistérios porque a própria vida ainda não os resolveu, mas dá calafrios só de pensar o quanto a vida pode ser chocante quando se revelam os esqueletos atrás do armário. Obrigatório.

Ficha Técnica

Elenco:
Adam O’Brian
Anna Ruben
Cathy Dresbach
Alan Teichman
Ivan Villanueva
María Jesús Hoyos
Anton Marti
Amparo Fontanet
Ken Appledorn

Direção:
Bart Layton

Produção:
Dimitri Doganis

Fotografia:
Lynda Hall
Erik Wilson

Trilha Sonora:
Anne Nikitin

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑