O Jogo da Imitação (“The Imitation Game”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2014

A 2ª Guerra Mundial não deixa de nos entregar histórias fascinantes, sejam elas de superação ou tragédia. Em “O Jogo da Imitação” seus realizadores conseguem o equilíbrio de ambos os lados e ainda contam com uma performance arrebatadora de Benedict Cumberbatch (“O Quinto Poder”).

Ele é Alan Turing, o complexo homem que conseguiu desenvolver uma máquina capaz, de decifrar o código alemão que norteava todos os movimentos nazistas no campo de batalha. Ele é vivido com maestria, aliás um personagem de ouro para qualquer bom ator, visto que era um gênio, um atormentado, possuía síndrome de Asperger (uma espécie de autismo onde seu cérebro só consegue processar informações de forma literal) e ainda era homossexual, condição não só discriminada, como também criminosa na Grã Bretanha da década de 40.

Aliado a um roteiro meticuloso, o Turing de Cumberbatch consegue desenvolver momentos de extremo humor (potencializado pelo fato da piada não ser intencional) com dramas e conflitos internos devido a sua própria condição. Com muito diálogo e pouquíssima ação, o filme conquista o espectador pela esperteza da narrativa, pelo desempenho do elenco com Cumberbatch a anos-luz de todos e pela trilha sonora certeira do gênio Alexandre Desplat que também trabalhou em outro filme de guerra premiado, “Invencível”. Chega a ser inacreditável que ele compôs essa trilha em apenas duas semanas e meia nos estúdios da Abbey Road.

De tão cativante, as brevíssimas cenas de batalhas chegam a ser desnecessárias. Mesmo assim, há sequencias bem boladas como na que várias pessoas tentam resolver as palavras cruzadas de Turing em meio a refúgios de bombardeios em Londres.

Além de um design de produção e reconstituição de época irretocáveis, “O Jogo da Imitação” tem a força da história, do elenco e da direção e não é a toa candidato ao Oscar. Obrigatório.

Curiosidade: Sabe de onde vem o personagem “M” dos filmes do 007? Vem de Menzies, sobrenome do real chefe da divisão da MI6 (onde trabalha James Bond nos filmes) na época da Segunda Guerra, vivido aqui por Mark Strong (“Regressão”).

Ficha Técnica

Elenco:
Benedict Cumberbatch
Keira Knightley
Matthew Goode
Rory Kinnear
Allen Leech
Matthew Beard
Charles Dance
Mark Strong
James Northcote
Tom Goodman-Hill
Steven Waddington
Ilan Goodman
Jack Tarlton
Alex Lawther

Direção:
Morten Tyldum

Produção:
Nora Grossman
Ido Ostrowsky
Teddy Schwarzman

Fotografia:
Oscar Faura

Trilha Sonora:
Alexandre Desplat

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑