O Jovem Messias (“The Young Messiah”)

Apesar de ser um filme “bíblico”, “O Jovem Messias” se baseou num livro de ficção chamado “Cristo Senhor: A Saída do Egito” de 2005 da famosa autora Anne Rice, a mesma que escreveu o grande clássico “Entrevista com um Vampiro”.

É a história ficcional de um Jesus criança que está no Egito com seus pais – José e Maria – e tios e volta para o Egito após a morte do rei Herodes. Só que o filho maluco do rei acha que o Messias ainda está vivo de designa o centurião Severus (Sean Bean de “Drone”, único ator conhecido da obra) para caçá-lo. No meio do caminho o pequeno Jesus vai fazendo milagre atrás de milagre e ainda é perseguido pelo diabo numa forma humana (Rory Keenan de “O Guarda”).

De cara dá pra ver que não é uma produção B, com uma bela cenografia e reconstituição de época. Entretanto, a direção do desconhecido Cyrus Nowrasteh torna a narrativa quase infantil, como numa espécie de Sessão da Tarde chata que se resume no protagonista fazer milagres, o diabo atentar, o centurião perseguir e isso faz um looping até o óbvio desfecho (até porque sabemos o “final” de antemão).

Além disso, a produção pega um pedaço de várias produções que vieram antes e depois dela, como uma colcha de retalhos que envolve por exemplo “Ressurreição”, “Jesus – A História do Nascimento”, “Últimos Dias no Deserto”, entre outros.

Se alguns podem afirmar que não há tantas variações para uma história já conhecida, nesse caso houve uma série de oportunidades de ousar, já que o filme é pura ficção (por mais que os mais crentes quisessem que fosse real), mas acaba caindo sempre nos mesmos lugares comuns e ainda por cima explora pouco a cultura da época e mais os acontecimentos milagrosos como uma constante fonte de pseudo sentimentalismo religioso.

O Jovem Messias” é uma repetição de fatos bíblicos que foram “teletransportados” para a desconhecida infância de Jesus e assim não permitiu uma profundidade que a obra merecia.

Ficha Técnica

Elenco:
Adam Greaves-Neal
Sara Lazzaro
Rory Keenan
Sean Bean
Vincent Walsh
Finn Ireland
Christian McKay
Agni Scott
Lois Ellington
Jane Lapotaire
Duné Medros
Clive Russell
Jonathan Bailey
David Bradley
David Burke

Direção:
Cyrus Nowrasteh

Produção:
Michael Barnathan
Chris Columbus
Tracy K. Price
Mark Radcliffe
Mark W. Shaw

Fotografia:
Joel Ransom

Trilha Sonora:
John Debney

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑