O Juiz (“The Judge”)

Robert Downey Jr interpreta um homem cínico e egocêntrico. Ou seja, ele interpreta Robert Downey Jr ou também Tony Stark ou ainda Sherlock Holmes. A sorte – ou a inteligência do ator – é que ele escolhe papéis em que essa persona se encaixa perfeitamente.

É o caso de Hank, advogado de defesa de ricos e poderosos que não sente nenhum remorso em defender culpados convictos contanto que tenham grana para pagar e usa todas as artimanhas sejam éticas ou não para encontrar brechas na lei. Até que recebe uma ligação dizendo que sua mãe faleceu e que deve voltar à sua cidadezinha natal e reencontrar seu pai que há muito é também seu desafeto, o juiz Joseph (Robert Duvall de “Jack Reacher: O Último Tiro”). Logo após o velório da mãe, as animosidades entre filho e pai mudam quando o juiz é acusado de um assassinato que o próprio não lembra. Então Hank deve defender o próprio pai, resgatar a verdade e entender porque a família se dilacerou.

O diretor David Dobkin de “Eu Queria Ter a Sua Vida” conseguiu equilibrar o tom certo da narrativa, colocando o talento cômico de Robert Downey Jr à mostra, mas não demasiado para que atrapalhasse o drama. Aliás, o elenco inteiro está muito bem afinado, desde a interpretação digna de indicações de Robert Duvall, passando pelo alívio cômico de Dax Shepard (“Quando em Roma”) como o assistente de Hank e até mesmo Jeremy Strong (“Frank e o Robô”) dá um show como o irmão deficiente.

A trama passa por alguns lugares comuns, mas é firme sem ser apelativa e principalmente coerente com os acontecimentos. O mais importante é mostrar uma dinâmica familiar coesa onde o diretor soube dosar a participação de todos os coadjuvantes, ao mesmo tempo em que destaca a dupla de protagonistas sem forçar uma barra em cima deles. Destaque para envolvente trilha de Thomas Newman (“Walt nos Bastidores de Mary Poppins”) cujo carisma soma à narrativa sem parecer manipulador.

O Juiz” é aquele drama que faz tudo certinho, tem o grau certo entre o comercial e o independente e emociona sem ser piegas. Mais um gol do Team Downey.

Ficha Técnica

Elenco:
Robert Downey Jr.
Robert Duvall
Vera Farmiga
Billy Bob Thornton
Vincent D’Onofrio
Jeremy Strong
Dax Shepard
Leighton Meester
Ken Howard
Emma Tremblay
Balthazar Getty
David Krumholtz
Grace Zabriskie
Denis O’Hare
Sarah Lancaster

Direção:
David Dobkin

Produção:
David Dobkin
Susan Downey
David Gambino

Fotografia:
Janusz Kaminski

Trilha Sonora:
Thomas Newman

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram