O Lado Bom da Vida (“Silver Linings Playbook”)

Genre : ,
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2012

Romance maluco beleza cuja maior qualidade é propagar a idéia de que o amor pode ser um apaziguador da entropia do espírito.

Bradley Cooper da saga “Se Beber Não Case” é Pat, jovem recém saído de uma clínica de reabilitação após um surto psicótico com a ex mulher e ser diagnosticado com transtorno bipolar. Sua relação com seus pais é cada vez mais difícil, até que ele encontra Tiffany – a belíssima Jennifer Lawrence de “A Última Casa da Rua” – uma mulher de temperamento difícil e também com diagnóstico psicológico problemático. Depois de um início complicado, eles passam a ser amigos e começam a treinar para um torneio de dança enquanto se aproximam cada vez mais.

David O. Russell, acostumado a ser indicado desde “O Vencedor”, conseguiu carregar a história com romance, drama e humor, elementos que muitas vezes neutralizam o carisma da narrativa quando mal dosados, mas que na medida certa podem fazer uma produção simples se tornar diferenciada. Sua direção é crucial com cenas onde se percebe um controle total, mesmo com espaço para improvisação do elenco, que por sinal é brilhante.

Cooper finalmente prova que sabe fazer bem mais que seus últimos e limitados papéis o levaram e apresenta um inato timing cômico que se reveza com o dramático com uma naturalidade que surpreende. Lawrence que já vem galgando bons desempenhos mistura charme e talento para compor sua complexa personagem. E a dupla coadjuvante Robert de Niro (“Poder Paranormal”) e Jacki Weaver (“Mundo Animal”) dão um show de interpretação e mostram porque são os melhores de sua geração e justificam suas mais que merecidas indicações aos Oscars de artistas coadjuvantes.

Os diálogos são sempre afiados, a composição da trilha consegue contar a história sem manipulá-la e o diretor acerta em posicionar a câmera em distâncias diferentes para expressão tensão (perto) e leveza ou romance (a média distância ou com curtos travellings).

O Lado Bom da Vida” é uma deliciosa surpresa que prova que nem só de épicos pesados vivem as grandes premiações cinematográficas. Uma gloriosa celebração.

Ficha Técnica

Elenco:
Bradley Cooper
Jennifer Lawrence
Robert De Niro
Jacki Weaver
Chris Tucker
Anupam Kher
John Ortiz
Shea Whigham
Julia Stiles
Paul Herman
Dash Mihok
Matthew Russell
Cheryl Williams
Patrick McDade
Brea Bee

Direção:
David O. Russell

Produção:
Bruce Cohen
Donna Gigliotti
Jonathan Gordon

Fotografia:
Masanobu Takayanagi

Trilha Sonora:
Danny Elfman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑