O Lobo Atrás da Porta

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

É o filme que aprendeu o que muitos cineastas latino americanos já sabiam: com um bom roteiro e uma boa direção, não precisa ser uma superprodução de Hollywood para valer a pena.

Cheio de reviravoltas tudo começa com o sequestro da filhinha de Sylvia (Fabiula Nascimento de “Cilada.com”) e Bernardo (o sempre competente Milhem Cortaz de “Mais Forte que o Mundo – A História de José Aldo”). O delegado interroga ambos e descobre que Bernardo tem uma amante, Rosa (Leandra Leal), a qual se torna a principal suspeita e é chamada a depor.

E a trama se desenrola com esses três depoimentos, cada um na visão do depoente e, a cada visão, surpresas revelam a espiral destrutiva que rondava o triângulo amoroso. O longa de estréia de Fernando Coimbra (que recentemente dirigiu alguns episódios da série “Narcos”) é recheado de tomadas brilhantes que contam a história tanto quanto os personagens. Podemos ver, por exemplo, numa tomada única quando Rosa e Bernardo discutem sobre uma suposta gravidez, onde a câmera aponta sempre pra frente e depois vira em 180º quando ele a deixa na rua, provocando a sensação de distanciamento; ou então quando a inocente Sylvia conversa com Rosa num brinquedo de criança e a câmera reveza, também em tomada única, entre as faces da personagem ao mesmo tempo em que acompanha o giro do brinquedo.

Fora que Coimbra constrói uma tensão crescente e naturalmente. Tanto que o soco no estômago que é o último ato tem total coerência com o que fora desenvolvido até então. O roteiro espertíssimo se vale do fato de que cada história é uma versão para entendermos gradativamente até onde os personagens estão dizendo a verdade ou omitindo fatos e até onde pessoas normais podem se transformar em monstros (ou lobos, como no título) quando se sentem ameaçadas.

Finalmente o elenco foi escolhido a dedo e se Cortaz faz o seu Bernardo como um verdadeiro canalha que acha seus atos facilmente justificáveis, quem mais brilha é Leandra Leal como a afetada amante que começa a se surpreender com seus próprios atos no seu amor doentio por Bernardo. Sua interpretação é digna de premiações.

O único pecado da produção – normal no cinema brasileiro – é a falta de uma trilha sonora mais elaborada, saindo do revezamento monocórdio / mpb.

O Lobo Atrás da Porta” é um suspense que rivaliza sua história com as melhores produções mundiais do gênero e tem sua maior força na trinca roteiro, direção e elenco.

Ficha Técnica

Elenco:
Milhem Cortaz
Leandra Leal
Fabiula Nascimento
Juliano Cazarré
Thalita Carauta
Isabelle Ribas
Antonio Saboia
Tamara Taxman
Karine Teles

Direção:
Fernando Coimbra

Produção:
Caio Gullane
Fabiano Gullane
Débora Ivanov
Gabriel Lacerda

Fotografia:
Lula Carvalho

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑