O Lobo de Wall Street (“The Wolf of Wall Street”)

Genre : ,
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

Na quinta parceria entre Leonardo DiCaprio (“O Grande Gatsby”) e Martin Scorsese (“A Invenção de Hugo Cabret”), foi feito um filme que definitivamente põe o ator na corrida do Oscar (que já ganhou o Globo de Ouro) por ser praticamente focado nele em todos os seus 180 minutos.

Conta a história real de Jordan Belfort (baseado no livro que ele próprio escreveu), um corretor da bolsa de valores que abriu a sua própria empresa e com um tino incomensurável de vendas, conseguiu ficar rico. Só que como o personagem Gordon Gekko interpretado por Michael Douglas em “Wall Street – Dinheiro e Cobiça”, ele quis mais. Então começou a fazer operações escusas. Tornou-se milionário, mas foi se afundando em drogas junto com seu parceiro Donnie (Jonah Hill de “É o Fim”), despertando as atenções do FBI.

Como já dito, DiCaprio faz talvez uma das atuações mais viscerais da sua carreira, onde impõe o físico e o psicológico para transformar seu personagem num ícone de degradação. O interessante é que isso gera cenas engraçadíssimas como a que ele tenta se arrastar para seu carro totalmente entorpecido, além de seu duelo drogado com Donnie nos minutos seguintes. Aliás, pela primeira vez na vida, Jonah Hill deixa de lado sua persona humorística para encarnar alguém bastante diferente, mesmo que ainda com o propósito de fazer rir. E fez de tal forma que também conseguiu sua indicação ao Oscar.

Com um elenco afiado, a condução da história também tem destaques, mesmo que nem tanto originais. A narração em off feita pelo protagonista (recurso batido em filmes do gênero) contém um ótimo humor ácido, mas não deixa os leigos entenderem direito o funcionamento dos esquemas de fraude nas ações (como ele mesmo diz “…nada disso interessa, a não ser ficar rico”). Scorcese usa lentes e edições diferentes quando Jordan está sóbrio ou drogado: reparem que quando chapado, a edição tem cortes que mais parecem erros de continuidade, enquanto na sobriedade, volta ao normal. A trilha sonora também é um importante componente que vai de Billy Joel, passando por Radiohead e os raps de Cypress Hill e Naughty by Nature.

O Lobo de Wall Street” funciona perfeitamente durante todas as suas três horas, mesmo que canse em alguns momentos. Como sempre é uma combinação de competência na direção, aspectos técnicos perfeccionistas, ousadia, e atuação do mais alto nível que garante vida longa e muitos prêmios.

Ficha Técnica

Elenco:
Leonardo DiCaprio
Jonah Hill
Margot Robbie
Matthew McConaughey
Kyle Chandler
Rob Reiner
Jon Bernthal
Jon Favreau
Jean Dujardin
Joanna Lumley
Cristin Milioti
Christine Ebersole
Shea Whigham
Katarina Cas
P.J. Byrne
Kenneth Choi
Brian Sacca
Henry Zebrowski
Ethan Suplee
Barry Rothbart
Jake Hoffman
Mackenzie Meehan
Bo Dietl
Jon Spinogatti
Aya Cash
Rizwan Manji
Stephanie Kurtzuba
J.C. MacKenzie
Ashlie Atkinson

Direção:
Martin Scorsese

Produção:
Riza Aziz
Leonardo DiCaprio
Joey McFarland
Martin Scorsese
Emma Tillinger

Fotografia:
Rodrigo Prieto

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑