O Mago das Mentiras (“The Wizard of Lies”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2017

Para quem sente saudade de papéis icônicos do mestre Robert de Niro, ele volta à sua ótima forma nessa produção da HBO interpretando Bernie Madoff, que era tido como uma lenda dos negócios na bolsa de valores americana, até que o FBI descobriu que todos os seus negócios não passavam de uma esquema de Ponzi (conhecido como pirâmide).

O diretor Barry Levinson de “Rock em Cabul” retrata essa história real a partir da prisão de Madoff e reveza entre um tom documental e o formato tradicional da terceira pessoa, onde a narrativa é centrada em uma entrevista que Madoff dá na prisão onde ele revisita seu passado próximo, muito em cima na visão amoral que ele tinha dos negócios e sua família.

A condução da narrativa pode dividir opiniões, até porque se priva de explicar ou de mostrar como Madoff acumulou sua riqueza e escondeu da família – seus filhos trabalhavam com ele – durante tanto tempo. Prefere focar no escândalo em si, o que não deixa de ser uma opção válida e interessante.

De Niro volta a fazer par com Michelle Pfeiffer que interpreta sua esposa novamente após “A Família” e mais uma vez a combinação dá muito certo, além das semelhanças físicas com a família Madoff na realidade serem afinadas.

O maior peso fica para a própria história que além de ser surpreendente, teve consequências delicadas e trágicas para os envolvidos. Levinson também dá um bom ritmo a esse drama com timing correto nas edições para que nunca deixe o público desinteressado.

O Mago das Mentiras” é uma ótima volta de Robert de Niro às suas performances de peso numa história bastante relevante e que engrena sem ser monótono.

Curiosidades:

– O esquema de Ponzi é uma operação fraudulenta sofisticada de investimento do tipo esquema em pirâmide que envolve a promessa de pagamento de rendimentos anormalmente altos (“lucros”) aos investidores à custa do dinheiro pago pelos investidores que chegarem posteriormente, em vez da receita gerada por qualquer negócio real. O nome do esquema refere-se ao criminoso financeiro ítalo-americano Charles Ponzi.
– Para se preparar para o papel, Michelle Pfeiffer passou um tempo visitando a verdadeira Ruth Madoff.
– A repórter do filme é a verdadeira repórter que interpretou Bernie Madoff na prisão. Ela disse que a interpretação e semelhança física de Robert de Niro com Madoff era tão magistral que ela ficava arrepiada nas cenas.
– Bernie Madoff e Michelle Pfeiffer fazem aniversário na mesma data: 29 de abril.

Ficha Técnica

Elenco:
Robert De Niro
Michelle Pfeiffer
Nathan Darrow
Alessandro Nivola
Michael Kostroff
Diana Henriques
Kathrine Narducci
Steve Coulter
David Lipman
Kelly AuCoin
Don Castro
Amanda Warren
Mark La Mura
Michael A. Goorjian
Sophie von Haselberg

Direção:
Barry Levinson

Produção:
Joseph E. Iberti

Fotografia:
Eigil Bryld

Trilha Sonora:
Evgueni Galperine
Sacha Galperine

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑