O Maníaco (“Maniac”)

Genre : ,
Actor :
Director :
Country : ,
Release Date : 2012

Baseado no filme homônimo de 1980, o diretor do fraquíssimo “P2 – Sem Saída”, Franck Khalfoun, dá a volta por cima e nos apresenta o eterno Frodo Bolseiro Elijah Wood como Frank, um psicopata que tem um complexo de personalidade (tipo Smeagol / Gollun) por conta de sua conturbada infância com a mãe e mata mulheres escalpelando-as para servir em manequins que ele possui, tendo assim uma pseudo sensação de poder. Até que conhece a fotógrafa Anna (Nora Arnezeder de “Protegendo o Inimigo”) e acha que a história vai ser diferente.

Só que a grande sacada que ao mesmo tempo é técnica e narrativa é que todo o filme se passa literalmente na visão do protagonista, isto é, como se a câmera fosse exatamente os olhos de Frank. Portanto ele é o personagem que menos aparece, a não ser que tenha sua imagem refletida em algum lugar. Lógico que o diretor não obedece a regra em 100% das vezes tomando certas liberdades, como logo após alguns assassinatos. Porém até isso faz sentido, visto que é como se sua personalidade ou alma se distanciassem do ato hediondo enxergando tudo de fora.

Quem se interessa pelas nuances técnicas vai se fascinar com os efeitos de câmera, edição e truncagem que permeiam a narrativa de forma tão orgânica que nem parece que estão lá, além de efeitos especiais discretos, mas muito bem elaborados e, principalmente, explícitos como devem ser num terror que se preza. E quem curte uma boa história não vai se decepcionar: a própria construção do personagem principal é intrigante e suas facetas se revelam ao longo da projeção, inclusive seu eterno embate interno para ser normal perante Anna.

O final não poupa o expectador e torna “O Maníaco” um clássico instantâneo de terror que vai fundo na podridão humana.

Ficha Técnica

Elenco:
Elijah Wood
Nora Arnezeder
Genevieve Alexandra
Joshua De La Garza
Megan Duffy
Dan Hunter
America Olivo

Direção:
Franck Khalfoun

Produção:
Alexandre Aja
Thomas Langmann
William Lustig

Fotografia:
Maxime Alexandre

Trilha Sonora:
Robin Coudert

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑