O Mestre dos Gênios (“Genius”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2016

A história real da amizade do editor Max Perkins (Colin Firth de “Kingsman”) e o escritor megalomaníaco Thomas Wolfe (Jude Law de “Mar Negro”).

Um filme difícil de ser feito que o desconhecido diretor Michael Grandage conseguiu formatar com garra. Difícil, pois apesar de duas figuras relevantes de seu tempo, a premissa não era tão empolgante: Max, editor de livros tão famosos quanto “O Grande Gatsby” e amigo dos melhores autores de sua geração, conhece Wolfe e descobre nele um talento tão grande quanto sua propensão à autodestruição. Na sua breve vida, Wolfe iria virar um dos grandes romancistas americanos do século XX. O amor dos dois pelos livros o levam a uma jornada de mais de ano para o lançamento de cada um dos livros de Wolfe, onde acabam relegando e negligenciando suas esposas, interpretadas por gente grande como Laura Linney de “Animais Noturnos” e Nicole Kidman de “O Estranho que Nós Amamos”.

Com um design de produção impecável, os realizadores reconstituem estruturas e costumes das décadas de 20 e 30, com um elenco totalmente engajado. Aliás é a química entre os personagens que dá a dinâmica e ritmo à produção, visto que não há grandes reviravoltas, mas excelentes diálogos e às vezes monólogos que contrastam não só as personalidades da dupla de protagonistas, mas também os próprios estilos de atuação de Firth e Law. Diga-se de passagem, chega a ser quase uma aula de interpretação. As subtramas sobre o desgosto das respectivas esposas se encaixam perfeitamente na narrativa e que, ao invés de diluir a linha principal, a potencializa.

Destaque para a habilidade da câmera do diretor que as seus ângulos como simbolismo, como a cena de cima do prédio que rima com a narração do desfecho ou quando um determinado personagem se emociona através de um opaco reflexo de um vidro enquanto ao mesmo tempo se mostra a reação de outros personagens além do vidro.

Elenco, direção e trilha sonora fazem de “O Mestre dos Gênios” um improvável drama que extrai emoção de onde menos se espera e cativa inadvertidamente o público. Uma boa surpresa.

Curiosidades:

– Max, o personagem de Colin Firth usa chapéu em todas as suas cenas, menos na sua cena final.
– No filme Wolfe e a esposa parecem ter idade semelhante. Na vida real a mulher de Wolfe era 20 anos mais velha que ele.

Ficha Técnica

Elenco:
Colin Firth
Jude Law
Nicole Kidman
Laura Linney
Guy Pearce
Dominic West
Vanessa Kirby
Gillian Hanna
Angela Ashton
Eve Bracken
Katya Watson
Lorna Doherty
Makenna McBrierty
Miquel Brown
Corey Johnson

Direção:
Michael Grandage

Produção:
James Bierman
Michael Grandage
John Logan
Arielle Tepper

Fotografia:
Ben Davis

Trilha Sonora:v
Adam Cork

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑