O Mestre (“The Master”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2012

O mestre Paul Thomas Anderson (sem trocadilhos) que já foi oscarizado por “Sangue Negro” traz uma história baseado num documentário da década de 40 sobre o surgimento de “A Causa”, seita religiosa que se aproxima bastante da atual Cientologia.

A história foca em Freddie (Joaquin Phoenix saído daquele seu projeto maluco “I’m Still Here”), um alcoólatra que tem uma fúria guardada dentro de si e entra em decadência até conhecer Lancaster Dodd (Philip Seymour Hoffman de “Tudo Pelo Poder”), o fundador de um culto baseado em princípios experimentais e, ao mesmo tempo que usa Freddie como cobaia para um tratamento espiritual, também transforma-o em discípulo iniciando uma relação de amizade que começa a ruir quando Freddie passa a questionar a doutrina da seita.

Pra início de conversa, a dupla protagonista está impecável. Hoffman dá total credibilidade ao seu mestre religioso, enquanto Phoenix entrega sem dúvida a melhor performance de sua carreira e de forma visceral vive um homem deteriorado pelo vício e pelo ódio.

Tecnicamente, o perfeccionismo do diretor Paul Thomas Anderson dá à produção uma reconstituição de época que vai muito além da cenografia ou figurino, mas todos os maneirismos, trejeitos, modo de falar e vocabulário dos atores. Só que o mesmo preciosismo que torna o filme tão rico, também o torna longo demais. Tentando ser detalhista numa narrativa que já é longa cronologicamente, ele torna o roteiro episódico com vários arcos e mini clímaces que a partir de certa hora passam de impresacindíveis a exaustivos, mas que pelo menos são compensados pela riqueza do elenco que também conta com a linda Amy Adams (a Louis Lane de “O Homem de Aço“) que apesar de ter uma participação um tanto reduzida, protagoniza cenas fortes e emblemáticas como a que se passa num banheiro.

O Mestre” não é a melhor obra do diretor, mas pelo menos ele mantém a máxima de contar histórias fortes contando com um roteiro precioso e atuações de cair o queixo.

Ficha Técnica

Elenco:
Joaquin Phoenix
Philip Seymour Hoffman
Amy Adams
Jesse Plemons
Ambyr Childers
Rami Malek
Christopher Evan Welch
Laura Dern
Barlow Jacobs

Direção:
Paul Thomas Anderson

Produção:
Paul Thomas Anderson
Megan Ellison
Daniel Lupi
JoAnne Sellar

Fotografia:
Mihai Malaimare Jr.

Trilha Sonora:
Jonny Greenwood

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑