O Mistério da Passagem da Morte (“The Dyatlov Pass Incident”)

Genre :
Actor : , , , , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2013

Difícil de acreditar que o diretor Renny Harlin estourou na década de 90 com filmes como “Risco Total” com Stallone (filmaço) e “Duro de Matar 2” com Bruce Willis (o pior da série). O fato é que nos últimos anos ele parece só trabalhar com filmes B, tipo “Hércules”.

Esse terror em formato “found footage”, é uma espécie de “Bruxa de Blair” na neve. Uma equipe de estudantes vai à Rússia fazer um documentário sobre um incidente (real, diga-se de passagem) que resultou na morte de nove esquiadores ao norte dos montes Urais em 1959 na costa leste da montanha Kholat Syakhl cujo nome significa “Montanha dos Mortos”. É lógico que não vai sair coisa boa daí.

Os personagens obedecem aos requisitos do gênero: são atores desconhecidos, mas desenrolados que atendem bem às expectativas em todos os momentos. Pra quem fica enjoado com a movimentação da câmera em primeira pessoa, o diretor montou um esquema que simula a primeira pessoa, mas com equipamentos que firmam melhor e acabam por dar uma boa visibilidade, a qual só fica mais trêmula e rápida no último ato pelos óbvios propósitos dramáticos.

O que diferencia esta da maioria das produções do gênero e que geralmente são de medianas a sofríveis é a reviravolta no final, a qual é sinalizada sutilmente durante a narrativa e fica claro nos últimos minutos. Não fosse isso, pouco teríamos pra ver, pois até os efeitos especiais são duvidosos, parecendo aquele tipo de vídeo game em primeira pessoa.

O Mistério da Passagem da Morte” dá dignidade a um gênero que dificilmente foge do lugar comum, o que não é muita coisa, mas vale para os fãs de terror passarem a vista.

Ficha Técnica

Elenco:
Holly Goss
Matt Stokoe
Luke Albright
Ryan Hawley
Gemma Atkinson
Nikolay Butenin

Direção:
Renny Harlin

Produção:
Bruce Anderson

Fotografia:
Denis Alarkon-Ramires

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑