O Mistério de Silver Lake (“Under the Silver Lake”)

Genre : , ,
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2018

O filme mais maluco que já vi esse ano só poderia ser do mesmo cara que fez o disruptivo terror “Corrente do Mal”, o cineasta David Robert Mitchell. É uma forte crítica social sobre inversão de valores em uma cultura americana em decadências disfarçada de suspense inspirado em diretores como o mestre Brian de Palma com seu clássico “Dublê de Corpo” de 1984 ou Alfred Hitchcock em seu “Janela Indiscreta” de 1954, cujo nome inclusive aparece numa cena.

Andrew Garfield de “99 Casas” está ótimo como Sam, um jovem largado e desempregado que começa a se interessar pela vizinha Sarah (Riley Keough de “O Chalé”). Após um encontro dos dois, ela some no dia seguinte e ele fica obcecado em encontra-la, deparando-se com uma série das mais variadas teorias da conspiração (que podem ou não ser fruto de sua imaginação) que vão culminar em revelações e surpresas.

O diretor construiu um universo alternativo com personagens caricaturais que claramente indicam mais uma alegoria dramática ou cômica do que necessariamente uma trama, cujos elementos mais surpreendentes só se comunicam e se conectam na cabeça do protagonista. Aliás, há uma cena genial onde Sam acorda com uma revistinha do Homem-Aranha grudada em sua mão, numa piada interna de que Andrew Garfield jamais se descolaria do papel que o alçou ao sucesso. Esse universo tem seu absurdo potencializado pela enfática e propositalmente alta trilha sonora da banda Disasterpeace que emula grandes clássicos de suspense, bem como às vezes direciona para o bom humor.

A grande sacada da trama é entender como o mecanismo do capitalismo atrelado à grande mídia é fazer com que a pirâmide de necessidades da cultura ocidental sofra uma inversão, fazendo com que as pessoas se preocupem mais com o supérfluo e com invenções direcionadas por entidades culturais corporativas, do que com os valores fundamentais da vida como o trabalho e a família. Percebam que quanto mais o protagonista vai perdendo seus bens, mais ele foca em resolver o mistério de Sarah. Inclusive perto do final, há uma emblemática cena em que ele está verificando algo na mesa de sua casa, mas não liga para o fato da encomenda que sua mãe mandou e que lhe é tão valorosa está em cima da mesa.

O Mistério de Silver Lake” mostra que há uma mensagem escondida por trás de tudo. Mas a mensagem por trás do próprio filme, por mais louco e peculiar que seja, está bem clara de que precisamos prestar mais atenção nos valores essenciais.

Curiosidades:

– A mansão do compositor é a mesma onde foi filmada “Demônio de Neon”.
– Apesar de filmado em 2018, o filme se passa em 2011, por causa das notícias na TV que tem essa data.
– O ringtone do celular de Sam é do game The Last Ninja para o console Commodore 64.
– A garota da capa da Playboy favorita de Sam é Janet Wolf num ensaio feito em 1970.
– Todas as mulheres do filme que Sam conhece sempre se mostram na hora ou posteriormente em grupos de 3.

Ficha Técnica

Elenco:
Andrew Garfield
Riley Keough
Topher Grace
Patrick Fischler
David Yow
Jeremy Bobb
Zosia Mamet
Allie MacDonald
Grace Van Patten
Victoria Bruno
Lola Blanc
Annabelle Dexter-Jones
Laura-Leigh
Wendy Vanden Heuvel
Deborah Geffner
Riki Lindhome
Chris Gann
Callie Hernandez
Jessica Makinson

Direção:
David Robert Mitchell

Produção:
Chris Bender
Michael De Luca
Adele Romanski
Jake Weiner

Fotografia:
Mike Gioulakis

Trilha Sonora:
Disasterpeace

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑