O Mistério do Farol / O Desaparecimento (“Keepers / The Vanishing”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2018

Em menos de um ano, dois mistérios sobre desaparecimento de faroleiros foram adaptados para o cinema: um foi o cult premiado “O Farol” passado no século XIX e o outro que aconteceu em 1900 é esta produção de 2018 que envolve três faroleiros, o decano e chefe Thomas (Peter Mullan de “Hércules”), seu braço direito James (Gerard Butler de “Invasão ao Serviço Secreto” dessa vez não tão galã) e o novato Donald (o desconhecido ator Connor Swindells).

Eles fazem seu trabalho de rotina num farol afastado quando recebem uma visita inusitada com um baú onde a ambição de cada um vai correr o relacionamento entre eles, além dos perigos que estão para chegar.

O diretor estabelece desde o início o desconforto que os personagens sentem uns com os outros, apesar de nitidamente vermos que eles têm uma afinidade que a profissão lhes dá. Assim, o roteiro e a condução têm vários méritos em construir um arco psicológico que cria uma tensão crônica, juntamente com os fatos novos que aparecem sempre que tudo parece resolvido. E isso sem que pareça forçado.

O elenco está numa sintonia muito boa, sendo que Peter Mullan dá um show e Gerard Butler finalmente sai de sua zona de conforto de herói de filmes de ação, o que lhe dá talvez uma de suas melhores performances dos últimos anos. Apenas Swindells parece muito afoito pra mostrar a que veio, destoando um pouco do trio.

O Mistério do Farol” é um suspense dramático que tem o peso certo não quebra seu ritmo de tensão. Recomendado!

Curiosidades:

– As filmagens ocorreram em 4 ilhas diferentes com seus respectivos faróis dependendo de qual o contexto da cena.
– A última anotação do faroleiro mestre que desapareceu junto com os outros dois em 1900 foi “Deus acima de tudo” (uma amarga coincidência com o atual governo).
– Há um episódio da série Dr. Who que é vagamente baseado nessa história.
– Coincidentemente o filme tem dois títulos diferentes em português e dois em inglês. Cada um foi usado em algum momento do lançamento. Em português, o primeiro foi “O Desaparecimento” e depois mudou para “O Mistério do Farol”. Em inglês o primeiro foi “Keepers” (Os Faroleiros) e depois mudou para “The Vanishing” (O Desaparecimento). Há peças publicitárias com ambos os títulos de ambas as línguas.

Ficha Técnica

Elenco:
Peter Mullan
Gerard Butler
Connor Swindells
Emma King
Gary Lewis
Ken Drury
Gary Kane
Søren Malling
Ólafur Darri Ólafsson
Roderick Gilkison

Direção:
Kristoffer Nyholm

Produção:
Gerard Butler
Andy Evans
Maurice Fadida
Sean Marley
Jason Seagraves
Ade Shannon
Alan Siegel

Fotografia:
Jørgen Johansson

Trilha Sonora:
Benjamin Wallfisch

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑