O Palhaço (Brasil, 2011) ***NOS CINEMAS***

Genre : , ,

O onipresente Selton Mello (“A Mulher Invisível”) dirige, escreve, produz e é protagonista nesta comédia dramática. Ele é Benjamin, palhaço de circo, filho do dono Valdemar (Paulo José), com o qual formam uma dupla de boa química no picadeiro. O filme retrata o dia a dia da vida circense entre boas piadas e pequenos dramas. Pressionado pelas obrigações, até mesmo pelas coisas simples como tirar seu RG, o nível de stress de Benjamin começa a ficar insuportável o que coloca o palhaço em dúvida se essa é a vida que ele quer levar.

Mello dirige em sua maior parte com a técnica de caprichar na fotografia, mas deixando a câmera estática trabalhando com ótimo timing de edição. Tudo bem, mas às vezes se torna repetitivo e lá no final ele tenta com razoável êxito uma boa seqüência de tomada única. A mesma coisa acontece com a carismática música de Plínio Profeta, mas que também é executada até a exaustão.

O que mais chama atenção na trama como um todo é que apesar de uma atmosfera fortemente dramática, a produção é si pode ser denominada como “de bem com a vida”, visto que em uma análise aprofundada, seus conflitos narrativos são poucos e resolvidos de forma bem rápida e praticamente indolor. Outros destaques ficam por conta das inusitadas participações do ídolo infantil dos anos 80 Ferrugem, do apresentador Moacyr Franco em suas estréia no cinema e do eterno Zé Bonitinho, Jorge Loredo, todos em ótima forma.

Finalmente, as cenas do número dos palhaços com Selton Mello e o glorioso Paulo José toma grande parte do filme e pode ser considerada com atração a parte, já que diverte genuinamente e, na última seqüência, emociona deixando o espectador próximo das lágrimas.

O Palhaço”, apesar de repetir a batida fórmula de road movie pelo interior do Brasil, presente em tantas obras, diferencia-se pela competência e carisma de Selton Mello e Paulo José, pelo elenco equilibrado que tem chance de ótimas participações e por contruir uma atmosfera mágica, contrastando com o paupérrimo interior brasileiro mostrado e provando a importância de um simples sorriso.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Selton Mello
Paulo José
Tonico Pereira
Giselle Motta
Larissa Manoela
Renato Macedo
Thogun
Teuda Bara
Álamo Facó
Hossen Minussi
Erom Cordeiro
Maíra Chasseraux
Tony Tonelada
Fabiana Karla
Ferrugem
Moacyr Franco
Jackson Antunes
Bruna Chiaradia

Direção:
Selton Mello

Produção:
Vânia Catani
Selton Mello

Fotografia:
Adrian Teijido

Trilha Sonora:
Plínio Profeta

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑