O Pequeno Príncipe (“The Little Prince”)

Talvez uma das leituras obrigatórias de todo ser humano, o livro escrito pelo autor francês Antoine de Saint-Exupéry em 1943 teve uma de suas adaptações cinematográficas mais tocantes e emblemáticas nessa animação que divide as mais recentes técnicas em computador e o velho e bom stop motion com papel marché.

A história, uma ode a entrada na vida adulta e as conexões humanas, fala sobre uma pequena garota cuja mãe sonha em estudar numa grande escola e esquematiza a vida inteira da filha como uma maratona de estudos para alcançar seu objetivo. Até que a menininha conhece seu vizinho um velho aviador que, inicialmente tomado como maluco, começa a contar uma cativante história de um pequeno príncipe que mora num asteroide e inicia uma jornada de conhecimento até parar na Terra e conhecer o ainda jovem aviador no meio do deserto, ensinando lições sobre amor e crescimento.

Misturando realidade e fantasia e assim revezando-se entre as diferentes técnicas de animação, o diretor Mark Osborne (“Kung Fu Panda”) sempre deixa um deslumbrante pano de fundo como uma bela fotografia, mesmo que esta passe a opressão da maioridade (no caso da cidade e do planeta dos adultos) ou a leveza e a iluminação do mundo infantil.

Os personagens são extremamente carismáticos e mesmo na técnica de atop motion conseguem extrair o que há de mais profundo em suas emoções. Destaque para a trilha sonora do mestre Hans Zimmer (“Kung Fu Panda 3”) que não só consegue orquestrar belas composições como também, produz as músicas cantadas pela artista francesa Camille, enchendo os olhos do espectador de água.

O Pequeno Príncipe” é uma aula de como crescer sem esquecer da infância e como podemos nos tornar adultos melhores ao mesmo tempo que é entretenimento puro, de qualidade e conteúdo. Recomendadíssimo.

Curiosidades:
– Apesar do livro ser francês e a maioria das cópias do filme exibidas no mundo ser derivada da cópia francesa, o filme é originalmente em inglês.
– Marion Cotillard (“Era Uma Vez em Nova York”) dubla a Rosa nas versões em inglês e em francês.
– O pequeno príncipe é dublado pelo filho do diretor, Riley Osborne.

Ficha Técnica

Elenco:
Jeff Bridges
Rachel McAdams
Paul Rudd
Marion Cotillard
James Franco
Benicio Del Toro
Ricky Gervais
Bud Cort
Paul Giamatti
Riley Osborne
Albert Brooks
Mackenzie Foy

Direção:
Mark Osborne

Produção:
Dimitri Rassam
Paul Rassam
Aton Soumache
Alexis Vonarb

Fotografia:
Kris Kapp

Trilha Sonora:
Richard Harvey
Hans Zimmer

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑