O Pintassilgo (“The Goldfinch”)

Genre :
Actor : , , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2019

Baseado no best seller homônimo de Donna Tartt que ficou por 30 semanas nos top 10 livros mais vendidos do NY Times, essa adaptação parece muito longa com poucas justificativas para tal e com menos conteúdo do que deveria ou merecia.

É aquela categoria de drama de que se passa em dois momentos na infância de Theo (Oakes Fegley de “Sem Fôlego”) e já na idade adulta (Ansel Elgort de “Em Ritmo de Fuga”) e tenta justificar seus atos e personalidade do presente com os eventos do passado. Ele perdeu a sua mãe num atentado a bomba, vai morar com uma família rica, conhece um especialista em antiguidades, depois seu pai que o abandonou aparece para busca-lo, tem uma série de problemas e daí já o encontramos adulto, cheio de inseguranças e traumas e no centro de tudo isso, o quadro O Pintassilgo.

Com mais de duas horas de duração, o diretor John Crowley de “Brooklyn” tem tempo para desenvolver uma teia de tramas nos dois momentos em que a narrativa se passa e ainda se escora em ótimas atuações de Nicole Kidman (“O Escândalo”) como a matriarca da família rica e principalmente Sarah Paulson (“Vidro”) que surpreende como a esposa perua do pai de Theo.

Mesmo com um roteiro aparentemente bem construído, a produção tem dois problemas que a impedem de subir de patamar: o primeiro é que as conexões entre passado e presente se dividem em muito óbvias e muito superficiais. Não há meio termo. As superficiais são desnecessárias e as muito óbvias poderiam ser mostradas em metade do tempo que as foram. O diretor procura contextualizar demais até chegar na essência do que quer mostrar, tornando em algumas cenas o ritmo mais moroso.

O segundo problema é que o sentido do filme, ou melhor, da vida de Theo, se perde rumo ao final. A produção chega quase a sair do drama para um suspense de ação por causa do tal quadro e, quando tudo termina o espectador é deixado numa subjetividade quanto à maioria dos temas apresentados durante a projeção, incluindo a própria motivação do protagonista.

O Pintassilgo” é muito bem produzido, tem ótimas atuações, mas não parece conseguir o ponto de equilíbrio ou de convergência nas inúmeras tramas que joga para o público.

Ficha Técnica

Elenco:
Oakes Fegley
Ansel Elgort
Nicole Kidman
Jeffrey Wright
Luke Wilson
Sarah Paulson
Willa Fitzgerald
Aneurin Barnard
Finn Wolfhard
Ashleigh Cummings
Aimee Laurence
Robert Joy
Boyd Gaines
Carly Connors
Luke Kleintank

Direção:
John Crowley

Produção:
Nina Jacobson
Brad Simpson

Fotografia:
Roger Deakins

Trilha Sonora:
Trevor Gureckis

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑