O Príncipe do Deserto (“Black Gold”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country : , , ,
Release Date : 2012

Filme de aventura épica pouco conhecida que mistura muita ficção com umas pitadas de História, mostrando como se formou a riqueza dos grandes sheiks árabes.

Em pleno deserto do oriente médio, duas cidades vivem numa paz forçada em troca de uma não invasão a um território neutro chamado corredor amarelo. Antonio Banderas de “O Agente do Futuro” é Emir que comenda uma das cidadelas e tem seu poder os filhos do sultão Amar (Mark Strong de “Kingsman: Serviço Secreto”) como garantia de paz. Os anos passam a o cenário muda quando americanos descobrem petróleo justamente no corredor amarelo e Emir quebra o acordo.

A direção do francês Jean-Jacques Annaud contém uma quantidade igual de erros e acertos. O principal acerto foi o roteiro que, mesmo contendo alguns clichês do gênero, merece créditos pela originalidade e por se utilizar licenças poéticas que não insultam a cabeça do espectador virando a história e a História de cabeça pra baixo. Já o principal erro foi a edição e a própria condução em muitos momentos. Como a produção tem mais de duas horas, o diretor precisou encurtar tudo o que filmou e o ritmo fica irregular: em certas sequencias, o tempo parece voar ao ponto de não encontrarmos a sintonia com os personagens e suas ações e os cortes parecem ter sido feitos na marra; já em outros o timing corre bem, mas causa estranheza pelas idas e vindas da edição.

O elenco está comprometido e não é caricatural, como às vezes se mostra em filmes do gênero. Destaque para a fotografia do também francês Jean-Marie Dreujou que deu proporções continentais aos cenários e ao deserto escaldante.

O Príncipe do Deserto” merece ser assistido misturando o filão comercial da pressão do tempo de exibição com momentos mais artísticos e autorais. Vai agradar aos menos agitados.

Ficha Técnica

Elenco:
Tahar Rahim
Antonio Banderas
Mark Strong
Freida Pinto
Riz Ahmed
Liya Kebede
Corey Johnson
Akin Gazi
Eriq Ebouaney
Lotfi Dziri
Jan Uddin

Direção:
Jean-Jacques Annaud

Produção:
Tarak Ben Ammar

Fotografia:
Jean-Marie Dreujou

Trilha Sonora:
James Horner

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Margarito Vanhuss
    on

    O imaginário do Oriente nas mentalidades ocidentais parece não ter evoluído muito. Ainda persiste esse certo fetiche pelo exotismo dos desertos, pelas mulheres tão maquiadas quanto cobertas, pela religião islâmica que parece tanto defender quanto atacar a violência.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑