O Programa / Programado Para Vencer (“The Program”)

O premiado cineasta Stephen Frears de “Florence: Quem é Essa Mulher?” dirige essa cinebiografia de altíssimo nível sobre uma das maiores decepções do esporte dos últimos anos. Lance Armstrong, o ciclista americano que ganhou sete vezes a prova de ciclismo mais difícil do mundo, o Tour de France. Tido como herói e sempre diligente nas causas que envolviam câncer – pois ele mesmo teve – foi pego anos depois no mais organizado esquema de doping da história.

Armstrong é vivido de forma magistral por Ben Foster de “Sem Rastros” que com o nível certo de maquiagem, além de ficar semelhante ao personagem, exibe nuances e detalhes que o colocam num patamar superior de atuação e não dá pra entender como ele não foi indicado a algum prêmio na época (o filme é de 2015).

Frears consegue ser didático ao máximo na narrativa, não deixando espaços subjetivos para interpretações e desenhando muito bem o protagonista com todas as suas qualidades e falhas, além do mérito principal de exibir toda a complexidade de pensamento dele e dos coadjuvantes, os quais desempenham papéis fundamentais ao orbitar na história.

A reconstituição de época também é destaque, pois coloca o ator em tomadas reais seja por uma edição inteligente ou por efeitos especiais e isso aprimora o realismo da produção sem necessariamente colocá-la em caráter documental.

Programado Para Vencer” foi feito com todos os detalhes de uma impressionante história real e conta com um protagonista fora da curva, condução impecável e design de produção de primeira linha.

Curiosidades:

– Para se preparar para o papel, Ben Foster não só treinou ciclismo como tomou o coquetel de drogas que Armstrong tomava para ficar com mais resistência nas provas.
– Apesar do médico Dr. Ferrari ser italiano, o ator que o interpreta, Guillaume Canet de “Laços de Sangue” é Francês. Ele foi escolhido porque o diretor Stephen Frears não conseguiu achar um ator italiano que falasse inglês na medida em que ele queria.

Ficha Técnica

Elenco:
Ben Foster
Chris O’Dowd
Guillaume Canet
Jesse Plemons
Lee Pace
Denis Ménochet
Dustin Hoffman
Edward Hogg
Elaine Cassidy
Laura Donnelly
Peter Wight
Nathan Wiley
Chris Larkin
Mark Little
Michael G. Wilson

Direção:
Stephen Frears

Produção:
Tim Bevan
Eric Fellner
Tracey Seaward
Kate Solomon

Fotografia:
Danny Cohen

Trilha Sonora:
Alex Heffes

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑