O Protetor 2 (“The Equalizer 2”)

Genre :
Actor : , , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2018

Denzel Washington está de volta como Robert McCall, o ex agente da CIA que ajuda pessoas que necessitam. Essa continuação está mais para um drama de ação do que para ação propriamente dita, o que tem um efeito que vai dividir opiniões: como não há mais o elemento surpresa, vemos um McCall mais interativo com as pessoas, motorista de Uber e que pega alguns de seus passageiros e vizinhos para ajuda-los através da sua melhor e única amiga Susan (Melissa Leo de “O Reugiado”) que permanece na CIA. Ela dá as informações que ele precisa e daí segue para resolver o “problema”.

Essa dinâmica pode cansar um pouco os mais sedentos por ação, pois talvez haja subtramas demais, só que por outro lado, desenvolve ainda mais o protagonista, principalmente fazendo um vínculo com o primeiro filme de acordo com seus estágios emocionais. Quando Susan é assassinada, nosso herói vai até o fundo do mistério para descobrir e trucidar os culpados. Ainda assim, ele tem tempo de continuar ajudando os outros, o que ajuda a desenvolver todos os arcos em paralelo, mas também perde um pouco o foco do principal.

Com Antoine Fuqua de volta à cadeira de direção, ele consegue repetir as ótimas cenas de ação e no mesmo formato da produção anterior, o que dá consistência ao protagonista e não se furta em tornar a violência mais explícita sem ser apelativa. Inclusive no terceiro ato, ele ainda traz uma interessante mudança de contexto que faz McCall se adaptar, onde mesmo sendo previsível, não deixe de ser uma ótima sequencia de clímax.

Talvez pelo original e essa continuação terem a mesma condução e quase a mesma equipe técnica eles erram e acertam nos mesmos lugares, mesmo apresentando tramas e contextos diferentes, mostram os mesmos clichês, mas também em vários momentos fogem do lugar comum. Acaba como uma opção muito boa para algo um pouco fora de um gênero específico e um Denzel Washington que sempre entrega credibilidade. Basta ter o devido cuidado para alinhar as expectativas.

Curiosidades:

– Primeira vez que Antoine Fuqua dirige uma continuação de um filme que ele próprio dirigiu.
– Primeira continuação de Denzel Washington depois de 55 filmes para cinema e TV em sua carreira.
– McCall apelida o vizinho jovem delinquente de Yummy em homenagem a um garoto com o mesmo nome que na vida real tinha 14 anos e fazia parte de uma gangue quando foi morto num tiroteio nos EUA.
– O último diálogo em que McCall participa no filme termina com a mesma frase do último diálogo que McCall participa no filme anterior.
– A última cena de um dos trailers foi cortada do filme. Era sobre uma festinha em que McCall participa com o pessoal de seu condomínio. No filme ele é convidado, mas a festa não acontece.

Ficha Técnica

Elenco:
Denzel Washington
Pedro Pascal
Ashton Sanders
Orson Bean
Bill Pullman
Melissa Leo
Jonathan Scarfe
Sakina Jaffrey
Kazy Tauginas
Garrett Golden
Adam Karst
Alican Barlas
Rhys Olivia Cote
Tamara Hickey

Direção:
Antoine Fuqua

Produção:
Todd Black
Jason Blumenthal
Tony Eldridge
Antoine Fuqua
Mace Neufeld
Alex Siskin
Michael Sloan
Steve Tisch
Denzel Washington

Fotografia:
Oliver Wood

Trilha Sonora:
Harry Gregson-Williams

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑