O Protetor (“The Equalizer”)

Genre :
Actor :
Director :
Country :
Release Date : 2014

Desde que o mundo é mundo, o cinema e a TV trazem heróis que tem habilidades fora do comum vindas da CIA, FBI e afins, os quais dão cabo de uma multidão de inimigos sem uma gota de suor. O próprio personagem Robert McCall estreou nas telas numa série de TV americana homônima na década de 80 e agora na pele de Denzel Washington (“Dose Dupla”), faz uma reimaginação de sua história.

O que Washington contribuiu bastante – o que geralmente falta em personagens do gênero – é desenvolver uma personalidade complexa com um passado obscuro cheio de camadas. Este McCall tem TOC e todos os dias faz as coisas numa determinada ordem. Trabalhando numa loja de departamentos, sua rotina inabalável é maculada quando mafiosos russos (sempre eles) maltratam uma amiga sua, a garota de programa Teri (Chloë Grace Moretz de “Se Eu Ficar” numa ponta de luxo). Após nocautear os mafiosos, ele descobre que o chefão do bando é bem mais poderoso do que se pensava e contrata os melhores criminosos para acharem e matarem o nosso herói.

Antoine Fuqua de “Invasão à Casa Branca” e parceiro de Washington de velhos carnavais, desenvolve uma ação de primeira linha que coloca todo o subgênero “exército de um homem só” numa perspectiva mais realista, além de criar um personagem bom e ao mesmo tempo implacável. As tomadas de ação – principalmente a primeira no escritório da boite dos russos – é de tirar o fôlego e seu roteiro é bem escrito indo no nível do detalhe dos mistérios. Também sabe dosar a violência com sequencias bastante gráficas muitas vezes seguidas de outras mais sutis para não se tornar apelativo ou expositivo demais (como a tomada final na mansão).

Perde-se um pouco de tempo no segundo ato ao estabelecer o protagonista como uma espécie de protetor pasteurizado dos fracos e oprimidos, mas felizmente não impacta na narrativa.

O melhor é que “O Protetor” deixa muitas lacunas da história de McCall abertas que podem servir para continuações ainda mais eletrizantes. Pode nascer uma nova e ótima franquia de ação aí.

Ficha Técnica

Elenco:
Denzel Washington
Marton Csokas
Chloë Grace Moretz
David Harbour
Haley Bennett
Bill Pullman
Melissa Leo
David Meunier
Johnny Skourtis
Alex Veadov
Vladimir Kulich
E. Roger Mitchell
James Wilcox

Direção:
Antoine Fuqua

Produção:
Todd Black
Jason Blumenthal
Tony Eldridge
Mace Neufeld
Alex Siskin
Michael Sloan
Steve Tisch
Denzel Washington
Richard Wenk

Fotografia:
Mauro Fiore

Trilha Sonora:
Harry Gregson-Williams

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑