O Que Fazemos Nas Sombras (“What We Do in the Shadows”)

Genre :
Actor : , ,
Director : ,
Country : ,
Release Date : 2014

Às vezes uma idéia na cabeça, uma câmera na mão e um financiamento coletivo (crowdfunding) via o site especializado Kickstarter é tudo o que basta. Essa produção neo zelandesa é uma espécie de paródia trash de filmes de vampiros.

Filmado como um documentário e com um elenco pouco conhecido, somos apresentados a quatro vampiros que ironicamente – e um toque de gênio do roteiro escritos por eles próprios – representam ícones dos clássicos vampíricos cinematográficos. Há o inocente e vaidoso Viago parodiando o Edward de “Crepúsculo“, o arrogante Deacon fazendo graça do Drácula de Bela Luggosi, o soturno Vladislav encorpando o Drácula de Bram Stoker e o sempre calado Petyr, uma cópia cômica de Nosferatu.

Basicamente o pseudo documentário cômico (ou no jargão cinematográfico, mockumentary) fala sobre o cotidiano deles nas mais pueris questões de convivência. Vê-los tratando de assuntos vampíricos como se fossem pessoas comuns é simplesmente hilário e a receita de sucesso dessa comédia. Isso acontece desde a divisão de tarefas de casa (sim, vampiros lavam a louça) ou sobre as brincadeiras que fazem com os humanos antes de mordê-los e até mesmo um engraçadíssimo confronto com uma tribo de lobisomens (alô, “Crepúsculo”?) cujo desfecho chega até a subverter a idéia da rivalidade.

Dirigido pelos próprios atores que fazem Viago e Vladislav (Taika Waititi e Jemaine Clement respectivamente), o filme entende que menos é mais e, ao mesmo tempo que enche seus personagens de maneirismos, também os deixa livres para um semblante sempre blasé e as vezes inocente como se nem entendessem bem porque acontece o documentário. Aliás, mesmo que possa soar paradoxal, a canastrice de alguns atores joga até a favor nessa hora.

São tantas as cenas cômicas que fica difícil destacar alguma e até os pouquíssimos efeitos especiais são bem feitos e contextualizam perfeitamente as piadas a que se propõem. “O Que Fazemos Nas Sombras” logrou êxito onde que tantas paródias do gênero falharam: ser ao mesmo tempo engraçadíssimo e original, dois adjetivos cada vez mais difíceis de se encontrar numa mesma frase. Imperdível.

Curiosidade: o slogan do cartaz parodia o clássico “Entrevista com o Vampiro” dizendo: Algumas entrevistas com alguns vampiros.

Ficha Técnica

Elenco:
Jemaine Clement
Taika Waititi
Jonny Brugh
Cori Gonzalez-Macuer
Stu Rutherford
Ben Fransham
Jackie van Beek
Elena Stejko

Direção:
Jemaine Clement
Taika Waititi

Produção:
Emanuel Michael
Taika Waititi
Chelsea Winstanley

Fotografia:
Richard Bluck
D.J. Stipsen

Trilha Sonora:
Plan 9

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑