O Que Fazer? (“The Angriest Man in Brooklyn”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

Um dos últimos filmes feitos por Robin Williams antes de seu fatídico suicídio passou despercebido pelo público e crítica. Não é a toa: tudo foi feito errado nessa produção. Por outro lado mostra coincidentemente a trajetória decadente do saudoso ator.

Williams (que já fora ignorado no ruim “O Casamento do Ano”) é Jeff, um homem que chegou ao fundo do poço depois da morte do filho onde sua raiva o acompanha aonde quer que vá. Ao fazer um exame, agride verbalmente a Dra. Gill (Mila Kunis de “Oz: Mágico e Poderoso”) e ela – com um passado recente traumático – se vinga dando o diagnóstico errado que ele tem apenas 90 minutos de vida. Jeff então sai desesperado para tentar se redimir com todo mundo que já ofendeu, enquanto Gill vai atrás dele, pois descobriu mais tarde que Jeff teria sim um princípio de aneurisma que pode mata-lo a qualquer momento.

Com uma intragável narração em off que tenta ser dramático e cômico ao mesmo tempo e não consegue ser nenhum dos dois, o roteiro parte da absurda premissa de que o protagonista acredita no diagnóstico e, sem o carisma de antes, faz Williams passar vergonha numa atuação bastante irregular. Não satisfeita, a história comete gafes imperdoáveis como no momento em que os parentes estão atrás de Jeff e ligam para sua casa, mas jamais tentam o celular (que ele viria a quebrar apenas depois dessa cena).

Foi muito mal dirigido por Phil Alden Robinson que já fez grandes filmes nas décadas de 80 e 90 como o emblemático “Campos dos Sonhos” e “Quebra de Sigilo” e volta após um hiato de doze anos. Ele faz cortes rápidos sem motivo algum e exagera nas cenas de segunda unidade (que apenas mostra a paisagem urbana) para denotar a transição entre sequencias diferentes. Também perde a noção de timing, pois em cenas que se distanciam apenas alguns minutos, ele mostra como se tivessem passado horas, inclusive com uma completa mudança na iluminação natural.

Se há uma cena de destaque é quando Jeff reencontra seu filho Tommy (Hamish Linklater de “Magia ao Luar“), a qual é verdadeiramente emocionante e mostra Williams sendo aquele ator digno de premiações e por quem vamos sempre nutrir muito carinho. Infelizmente a cena é muito pouco para fazer “O Que Fazer?” crescer, resultando numa obra toda remendada, irregular e com alguns absurdos narrativos que provocam vergonha alheia a todos envolvidos.

Curiosidade mórbida: Numa das últimas cenas, Jeff (Williams) diz que na sua lápide estaria escrito “1951 – 2014”. Robin Williams nasceu em 1951 e morreu em 2014.

Ficha Técnica

Elenco:
Robin Williams
Mila Kunis
Peter Dinklage
Melissa Leo
Hamish Linklater
Sutton Foster
James Earl Jones
Richard Kind
Daniel Raymont
Chris Gethard
Jerry Adler
Isiah Whitlock Jr.
Da’Vine Joy Randolph

Direção:
Phil Alden Robinson

Produção:
Bob Cooper
Tyler Mitchell
Daniel J. Walker

Fotografia:
John Bailey

Trilha Sonora:
Mateo Messina

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑