O Que te Faz Mais Forte (“Stronger”)

Genre :
Actor : , ,
Country :
Release Date : 2017

Em 2017, foram feitos dois filmes sobre o atentado a bomba na maratona de Boston de 2013. O primeiro foi “O Dia do Atentado” com Mark Wahlberg, que descreve naquele típico drama patriótico americano, o atentado e a busca dos terroristas, bem como o apoio às vítimas. Dentre elas, estava Jeff Bauman, que perdeu as duas pernas e pode ser visto em várias cenas.

O segundo, “O Que Te Deixa Mais Forte” se concentra justamente na vida de Jeff, aqui vivido pelo sempre competente Jake Gyllenhaal de “Okja”. A história mostra sua jornada a partir da véspera da explosão até seu autodescobrimento junto à sua família e sua namorada Erin (Tatiana Maslany de “A Dama Dourada”).

A sacada da história – ou melhor, da vida real transformada em filme – é que Jeff está longe de ser um herói apenas por ter sobrevivido. No decorrer da produção, entendemos que ele é egoísta e infantil (quem for atento, perceberá logo no início) e por isso não se acha merecedor de tanta atenção (e o melhor é que não é mesmo). Além disso, mesmo com sua família expressando amor genuíno, eles são descuidados e se aproveitam da súbita fama de Jeff por causa de sua tragédia. Aliás, a veterana Miranda Richardson (“Revolução em Dagenham”) está impecável como a inconsequente mãe do protagonista.

A verdade é que, muito mais do que escrito nessas linhas, todos os personagens são complexos e não se fixam em um estereótipo, enriquecendo assim a dinâmica entre eles e fazendo desse elemento algo tão precioso para o desempenho da narrativa quanto a própria tragédia.

O diretor David Gordon Green que antes dirigia comédias besteirol como “O Baba(ca)” parece ter se encontrado no drama desde o ótimo “Joe” e aqui continua usando muito bem artifícios dramáticos, alguns chegando nos lugares comuns como o patriotismo, mas outros fugindo óbvio e aproveitando o melhor que cada membro da equipe tem para oferecer desde a ótima contribuição do elenco até a emocionante trilha sonora de Michael Brook do indicado ao Oscar “Brooklin”.

Os efeitos especiais são uma atração a parte, pois são discretos, mas a maneira que mostra o ator sem as pernas é impressionante. A ironia é que no filme, há uma piada com o personagem do clássico “Forrest Gump“, Tenente Dan, o qual perde as duas pernas na guerra, sendo que o efeito especial feito naquela época foi pioneiro dessa técnica que é repetida aqui. Em tempo, a cena da reconstituição do atentado na visão de Jeff e sensacional.

O Que Te Faz Mais Forte” tem o fato real como peso narrativo, mas se desenvolve sozinho e muito bem, graças à uma condução carismática sem ser piegas e a um elenco afiadíssimo e com ótimo timing dramático.

Curiosidades:

– Muitas pessoas envolvidas no atentado real voltaram como elas mesmas no filme: a grande maioria dos médicos no filme, por exemplo, são eles mesmos e obedecendo os mesmos procedimentos que fizeram com o verdadeiro Jeff. Alguns torcedores, jogadores, inclusive o ex-chefe de Jeff aparecem como figurantes.
– No jogo de beisebol onde Jake Gyllenhaal filma arremessando a bola foi um jogo real dos Red Sox, teve a presença do verdadeiro Jeff também fazendo o mesmo arremesso.
– Jake Gyllenhaal tem olhos azuis, mas usou lentes negras para se igualar ao verdadeiro Jeff.

Ficha Técnica

Elenco:
Jake Gyllenhaal
Tatiana Maslany
Miranda Richardson
Richard Lane Jr.
Nate Richman
Lenny Clarke
Patty O’Neil
Clancy Brown
Kate Fitzgerald
Danny McCarthy
Frankie Shaw
Carlos Sanz
Michelle Forziati
Sean McGuirk
Karen Scalia

Direção:
David Gordon Green

Produção:
Jake Gyllenhaal
David Hoberman
Todd Lieberman
Michel Litvak
Scott Silver

Fotografia:
Sean Bobbitt

Trilha Sonora:
Michael Brook

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑