O Refugiado (“Burn Country”)

Genre : ,
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2016

Exilado afegão que era assistente de repórter norte americano vai para os EUA e fica numa cidadezinha na casa da mãe do sei amigo, Gloria (Melissa Leo de “Snowden: Herói ou Traidor”). Ele é uma policial e o trata com toda a gentileza, mas ele quer mais: para se sentir vivo quer fazer a diferença na cidade e com um empreguinho de jornalista policial, procura conhecer os maus elementos e acaba se envolvendo num assassinato e com o delinquente Lindsay (James Franco de “Batalha Incerta”).

O protagonista, Osman, ator iraniano Dominic Rains é aquele típico canastrão de novelas. Não convence e causa até certa antipatia. Colocado ao lado de um talento como Melissa Leo, chega até a ser desleal, se fosse uma competição.

O roteiro claramente quer provocar uma reflexão sobre a personalidade inquieta daqueles que cobrem as guerras por aí a fora e não deixam de ter distúrbios tão peculiares quanto os próprios soldados que lutam nela. Esse é um ótimo caminho que o diretor toma de vez em quando principalmente quando compara a trama principal com a vida do personagem do amigo de Osman no Afeganistão. Só que é apenas um pedacinho de uma trama maior que não se sustenta. Ao invés de focar em um ou dois aspectos, os realizadores quiseram abraçar o lado profissional, pessoal, amoroso e juntar com a tal trama do assassinato, onde tudo é um tanto interessante, mas quando junto se dissipa. Que relevância tem o quase triângulo amoroso que é apenas salpicado na narrativa?

Essas e outras pequenas distrações, tiram a força de temas realmente relevantes como a relação que Glória tem com Osman por este ser o elo mais próximo de seu filho no Afeganistão e como essa relação se degrada na pedida em que Osman parece conquistar uma certa independência.

O terceiro ato que tenta se focar mais no âmbito do crime cometido piora as coisas com um desfecho que reflete uma boa mensagem sobre inadequação cultural, mas fica em cima do muro, além de ser dramaticamente risível.

O Refugiado” erra sempre que está no rumo de acertar e na tentativa de abraçar o mundo, deixa escapar justamente o mais importante.

Ficha Técnica

Elenco:
Dominic Rains
Melissa Leo
James Franco
Rachel Brosnahan
Thomas Jay Ryan
Tim Kniffin
James Oliver Wheatley
Jason Craig
Wendy Vanden Heuvel

Direção:
Ian Olds

Produção:
Jennifer Glynn
Caroline von Kuhn

Fotografia:
Adam Newport-Berra

Trilha Sonora:
Jim McHugh

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑