O Ritual (“The Ritual”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2017

A trama nem é tão original e lembra uma “Bruxa de Blair” em terceira pessoa e melhorada.

Quatro amigos se perdem numa floresta na Europa e são atormentados por uma criatura bizarra e por visões sobrenaturais.

Baseado no livro de Adam Nevill, o roteiro tem a seu favor a dinâmica entre seus personagens que mesmo que não embarquem de imediato na teoria que não existe algo sobrenatural, também não conseguem deixar de cogitar a possibilidade, fazendo com que tomem decisões pensadas e maduras e não – como em muitos exemplares do gênero – decisões imbecis e suicidas.

A condução da narrativa feita pelo diretor David Bruckner (“V/H/S”) aumenta gradualmente a tensão e vai mexendo com o psicológico dos personagens, os quais vão se conectando com o espectador a ponto de se importarem com o destino de todos. Até porque não são caricatos, mesmo com personalidades diferentes, chegando num terceiro ato protagonizado por Rafe Spall (“Jurassic World: Reino Ameaçado”) onde acabamos por entender suas motivações e limitações.

O pecado da produção foi enrolar sobre a procedência da criatura animista sem nunca dar um veredito. Não que seja obrigatório, mas o roteiro passar várias pequenas pistas, mas não as compõe para uma conclusão. O desfecho é consistente com os demais atos e reverbera algumas perdas que comprovam a importância dos personagens.

O Ritual” é terror bem feito e bem produzido com efeitos especiais na medida certa e uma trama bem humana que deve mexer com o público.

Curiosidades:

– O slogan do filme era pra ser “Era melhor terem ido para Vegas”, mas devido ao massacre que ocorreu em Las Vegas em outubro de 2017, trocaram Vegas por Ibiza. Detalhe: no poster brasileiro, continua Las Vegas.
– A criatura faz parte da mitologia Asatrú, um braço do paganismo germânico, onde também tem as presenças de Odin, Loki, entre outros. Inclusive uma das estátuas da vila é do Loki (não o Loki dos “Vingadores”, é claro).
– A escrita das árvores vem da simbologia Wicca, mas não formam nenhuma palavra em particular.

SPOILER – SÓ LEIA APÓS TER VISTO O FILME!

– Na primeira cena onde os personagens saem das barracas de acampar, eles saem na ordem em que vão morrer.

Ficha Técnica

Elenco:
Rafe Spall
Arsher Ali
Robert James-Collier
Sam Troughton
Paul Reid

Direção:
David Bruckner

Produção:
Jonathan Cavendish
Richard Holmes

Fotografia:
Andrew Shulkind

Trilha Sonora:
Ben Lovett

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑