O Segredo dos Seus Olhos (“El Secreto de sus Ojos”, Argentina / Espanha, 2009) ***NOS CINEMAS***

Uma crítica geralmente negativa é quando um diretor usa certas técnicas (principalmente envolvendo a trilha sonora) para manipular o espectador. Isso se inverte quando temos um diretor como Juan José Campanella (do indicado ao Oscar “O Filho da Noiva“) que usa seu talento para conduzir o público, como se fosse o homem do par de uma dança de salão onde gentilmente transita pelo suspense, romance e comédia sem nunca parecer artificial ou burocrático demais.

Trabalhando novamente com Ricardo Darín, ele interpreta Esposito, um policial aposentado que resolve escrever um livro sobre um antigo caso de estupro seguido de assassinado mal resolvido. Ele divide essa história com o grande amor de sua vida que nunca se concretizou, Irene (Soledad Villamil), que ainda trabalha no fórum como juíza. E grande parte do filme é esse flashback que mostra como Esposito conheceu Irene e todos os desdobramentos da caça ao assassino.

Além de Darín está na sua ótima forma de sempre, o coadjuvantes Guillermo Francella que interpreta seu ajudante e melhor amigo está fantástico como alívio cômico e Pablo Rago está impecável como o viúvo inconsolável e em busca de vingança. As técnicas de direção surpreendem com uma ótima fotografia e com cenas complexas como o travelling feito num campo de futebol até chegar aos atores que ficam na arquibancada em uma só tomada até uma perseguição por dentro do estádio.

E pra atestar a enorme competência como o diretor conduz a narrativa, sua trilha sonora é discreta, mas ainda sim fundamental, como prova os últimos e tocantes minutos da projeção Ainda conta antes com uma ótima reviravolta, fruto de um roteiro bem elaborado com diálogos meticulosamente trabalhados e uma história que consegue envolver vários aspectos da vida de Esposito em suas pouco mais de 2 horas sem nunca se tornar cansativo. De tão elaborado que é, há um trocadilho que percorre toda a história sobre uma máquina de escrever cuja letra “a” está quebrada.

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, “O Segredo de Seus Olhos” não recebeu o mérito a toa: é uma comédia, um suspense, um romance e um drama perfeitos e, principalmente, com um equilíbrio que não se vê por aí.

[rating:5]


Ficha Técnica

Elenco:
Ricardo Darín
Soledad Villamil
Pablo Rago
Javier Godino
Guillermo Francella
José Luis Gioia
Carla Quevedo

Direção:
AdJuan José Campanella

Produção:
Gerardo Herrero
Juan José Campanella
Vanessa Ragone

Fotografia:
Félix Monti

Trilha Sonora:
Federico Jusid
Emilio Kauderer

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑