O Teorema Zero (“The Zero Theorem”)

Terry Gilliam, membro do criativo, engraçado e saudoso grupo Monty Pyton (se você não sabe que grupo é esse volte 5 casas no Jogo da Vida e depois vá ao Google) costuma dirigir filmes bastante peculiares, para não usar a palavra malucos, como o singelo “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus”. Só que às vezes essa loucura criativa sai caro.

É aí que entra esta produção que conta a história de Qohen Leth (Christoph Waltz de “Grandes Olhos”), que vive num futuro distópico onde o ruído da publicidade e da superficialidade da vida tomaram conta da humanidade. Ele é um programador que é incumbido de provar o tal teorema zero: que o universo termina num nada e que a vida não tem significado.

Já dá pra perceber que é um tema complexo e nada fácil de ser digerido. Fica um pouco pior quando vemos que boa parte do filme se resume no protagonista trabalhando em programação, onde o diretor achou mais acessível comparar a linguagem de máquinas a um vídeo game onde o objetivo seria esmagar as tais entidades geométricas encontrando equações matemáticas que as neutralizem. Se isso pareceu complicado é porque é mesmo.

Além disso, Qohen é um homem tímido, introspectivo e cheio de TOCs e manias (ele sempre se refere a si mesmo na primeira pessoa do plural como o Gollum de “O Senhor dos Anéis”). Mesmo com uma construção bem feita do personagem, até porque Waltz é sempre competente, o herói não atrai o público e as mais diversas situações não criam nenhuma afinidade, mesmo com a participação de atores de sucesso como Matt Damon (“Terra Prometida”) ou a presença da lindíssima Mélanie Thierry (“Missão Babilônia”) como o interesse amoroso de Qohen.

Como se não bastasse, seu desfecho esconde uma filosofia barata disfarçada de epifania que só engana quem quer ser tapeado.

Teorema Zero” tem um tema que nem seu autor soube explorar da maneira correta e uma filosofia fajuta que nem ele acredita. Daí não tem como comprar a idéia.

Ficha Técnica

Elenco:
Christoph Waltz
Mélanie Thierry
Matt Damon
David Thewlis
Gwendoline Christie
Rupert Friend
Ray Cooper
Lily Cole
Sanjeev Bhaskar
Peter Stormare
Ben Whishaw
Lucas Hedges
Tilda Swinton

Direção:
Terry Gilliam

Produção:
Nicolas Chartier

Fotografia:
Nicola Pecorini

Trilha Sonora:
George Fenton

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑