O Tradutor (“Un traductor”)

Genre :
Actor : , ,
Director : ,
Country : ,
Release Date : 2018

Quem diria que um filme cubano todo falado em espanhol e russo teria como protagonista ninguém menos que nosso brasileiríssimo Rodrigo Santoro! Baseado numa história real, ele é Malin, um professor de literatura russa que vive em Cuba que é designado para ser tradutor em um hospital ao receber dezenas de pacientes vindos do desastre ocorrido em Chernobyl na Rússia em 1986. Ao ver um cenário com crianças doentes, vítimas da radiação e muitas prestes a morrer, ele tenta fazer o seu melhor o que afeta profundamente a sua vida e a de sua família.

Dirigido pelos filhos do verdadeiro Malin, “O Tradutor” é um filme muito humano e seu roteiro e personagens conseguem se aprofundar muito na dor e conflito da dinâmica em que vivem mesmo esbarrando em alguns lugares comuns, mas sem poupar o espectador do pé no chão que compreende algumas de suas tragédias.

Também há pinceladas de conteúdo político que moldam muito bem o contexto socioeconômico da época e o melhor é que a narrativa o faz sem tomar necessariamente um partido.

Santoro está magistral voltando a sua ótima forma, desde que surpreendeu também como o Louco em “Turma da Mônica: Laços”. O protagonista ilustra muito bem a mistura de doação com tristeza e ausência da família numa inversão de valores que o faz revezar entre herói (para as crianças) e vilão (para a família), mesmo sabendo do bom mas desnorteado coração que tem.

Seu desfecho tem a consistência do fim de uma maratona e não deixa o espectador em dúvida do futuro. “O Tradutor” é um triste e singelo retrato de uma tragédia em vários sentidos, onde o fato real dói na mesma proporção do filme. Recomendadíssimo.

Ficha Técnica

Elenco:
Rodrigo Santoro
Maricel Álvarez
Yoandra Suárez
Nikita Semenov
Jorge Carlos Perez Herrera
Genadijs Dolganovs
Milda Gecaite
Eslinda Núñez
Osvaldo Doimeadiós
Laura Mia Ravelo Hernandez
Aleksandra Maslennikova
Mario Guerra
Irina Davidenko
Linda C. Soriano Lopez
Patricio Wood

Direção:
Rodrigo Barriuso
Sebastián Barriuso

Produção:
Sebastián Barriuso
Lindsay Gossling

Fotografia:
M.I. Littin-Menz

Trilha Sonora:
Bill Laurance

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑