O Último Desafio (“The Last Stand”, EUA, 2013) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

É praticamente uma declaração de volta ao cinema de Arnold Schwarzenegger e talvez o mais honesto filme do qual foi protagonista desde “True Lies” de 1994.

Ele é o Xerife Owens, responsável por uma pacata cidadezinha. Quando um traficante internacional faz da comunidade a sua rota de fuga do FBI, Owens deve com seu minúsculo contingente tentar parar o bandido e seu exército.

O que podia ser mais um pastelão enlatado de ação de Hollywood se transforma num passatempo bastante eficaz nas mãos do diretor coreano Jee-woon Kim do excelente “Os Invencíveis”. Isso porque ele sabe como ninguém mesclar violentas cenas de ação sem poupar o espectador de experimentar graficamente litros de sangue na tela, com alguns toques cômicos que de forma incomum divertem sem prejudicar a seriedade da trama, ao mesmo tempo em que praticamente faz uma homenagem à carreira de Schwarzenegger com momentos emblemáticos de suas produções passadas. Alguns enquadramentos e frases de efeito de clássicos como “Jogo Bruto” ou “Comando Para Matar” aparecem para o deleite da platéia com mais de trinta anos. E não dá pra deixar de citar o momento em que um dos personagens faz uma cômica paródia a “Conan – O Bárbaro”.

Por outro lado, o diretor não se furta de uma avalanche de absurdos que desafiam as leis da física e da lógica, como a cena em que o carro do traficante corre de ré para derrotar dois carros da SWAT (física) ou quando uma personagem que estava entrando num estabelecimento no meio do tiroteio escolhe ir para o centro dele e depois corre para um lugar mais longe, visto que bastava ela ter entrado onde era o seu destino (lógica).

Para o público brasileiro, devemos destaca que Rodrigo Santoro, um dos coadjuvantes está com um inglês cada vez melhor e agora sim merece ainda mais espaço nas produções gringas.

Se Schwarzenegger não havia feito nada de bom no cinema há quase 20 anos, “O Último Desafio” pode ser considerado um bom retorno do ex-governador da Califórnia. E como ele mesmo coloca, está velho, mas ainda dá pro gasto.
[rating:3]

Ficha Técnica

Elenco:
Arnold Schwarzenegger
Forest Whitaker
Titos Menchaca
Peter Stormare
Richard Dillard
Eduardo Noriega
Luis Guzmán
Sonny Landham
Mathew Greer
Johnny Knoxville
Zach Gilford
Christiana Leucas
Harry Dean Stanton
Genesis Rodriguez
Daniel Henney
John Patrick Amedori
David Midthunder
Tait Fletcher
Kristen Rakes
Rodrigo Santoro

Direção:
Jee-woon Kim

Produção:
Lorenzo di Bonaventura

Fotografia:
Ji-yong Kim

Trilha Sonora:
Mowg

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑