O Zoológico de Varsóvia (“The Zookeeper’s Wife”)

Há filmes que sua relevância histórico-narrativa é mais importante que sua condução. “O Zoológico de Varsóvia” é uma fantástica história sobre o casal Jan e Antonia Zabinski dono de um zoológico em Varsóvia, capital da Polônia, que, durante a 2º Guerra Mundial, abrigou e transportou quase 300 judeus protegendo-os dos nazistas que ocuparam totalmente o país.

A diretora Niki Caro (que em breve será testada na direção de “Mulan” da Disney em live-action) deu uma abordagem mais feminina ao tema, começando pela escalação da fera Jessica Chastain (da saga “IT: A Coisa”) como a esposa do dono – aliás a tradução literal do título do filme é “A Esposa do Dono do Zoológico” – enquanto o papel do marido ficou com o desconhecido Johan Heldenbergh.

Mesmo para o expectador, fica claro que ambos os personagens tiveram participação igual na história e talvez valesse um outro filme com a visão do marido, até porque ele enfrenta sozinho momentos decisivos. Mas isso tem um motivo: a obra é baseada nos diários da própria Antonia Zabinski, que se tornaram um livro em 2007.

De qualquer forma, a abordagem focando em Antonia funciona muito bem, principalmente por explorar a dualidade entre a força e a fragilidade da mulher ainda numa época mais desigual que hoje, onde ela se digladia psicologicamente com o algoz nazista Sir Heck, interpretado com a devida elegância e agressividade por Daniel Brühl que, inclusive, já esteve na pele de outro nazista em “Sozinhos em Berlim”.

O elenco está bem correto, com Chastain emulando um sotaque alemão no inglês bem próximo do que a gente vê nas novelas da Globo que se passa no nordeste, o que de certa forma, às vezes atrapalha mais do que ajuda. O roteiro segue mais ou menos o que se espera do gênero com certa previsibilidade e força um pouquinho a barra no desfecho no clímax. Por isso que o contexto histórico fala mais alto que a glamourização de Hollywood e os erros acabam sendo perdoáveis, mesmo que não ajudem a elevar o patamar da produção para um nível digno de premiações.

O Zoológico de Varsóvia” é um ótimo filme sério e, mais do que seus pequenos deslizes, necessário, principalmente nos tempos atuais.

Curiosidades:

– Todos os animais do filme são reais. Não houve uso de CGI.
– O zoológico de Varsóvia foi aberto em 1928. Mas desde o século XVII o lugar era usado para coleção de animais.
– Há uma cena em que Heck atira numa águia e pede para empalharem. No fim do filme, há uma cena em seu gabinete onde mostra a água empalhada.
– O filme se passa em Varsóvia (Polônia), mas foi todo filmado em Praga (República Tcheca).

Ficha Técnica

Elenco:
Jessica Chastain
Johan Heldenbergh
Daniel Brühl
Shira Haas
Martha Issová
Timothy Radford
Efrat Dor
Iddo Goldberg
Michael McElhatton
Val Maloku
Daniel Ratimorský
Frederick Preston
Theo Preston
Viktoria Zakharyanova
Goran Kostic

Direção:
Niki Caro

Produção:
Jeff Abberley
Diane Miller Levin
Jamie Patricof
Kim Zubick

Fotografia:
Andrij Parekh

Trilha Sonora:
Harry Gregson-Williams

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑