Oldboy – Dias de Vingança (“Oldboy”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

Spike Lee que fez o documentário sobre Michael Jackson “Bad 25” faz o remake do clássico sul-coreano de Chan-wook Park, tido como um dos melhores flmes do gênero em 2003. Só que aqui ele não só faz uma versão mais rasteira, como mais pasteurizada, deixando de lado o design estético poético, típico do melhor do cinema asiático e perdendo um pouco de sua principal filosofia. Mas nem por isso é ruim.

Josh Brolin de “Caça aos Gangsteres” é Joe, em resumo um grande canalha desprovido de escrúpulos que, sem nenhuma explicação, é preso num cubículo em forma de quarto de hotel por nada menos que vinte anos. De repente ele é solto e tem poucos dias para achar quem o aprisionou, por qual motivo e conta com a ajuda de uma enfermeira, Marie (Elizabeth Olsen de “Poder Paranormal”).

O roteiro força a barra em certos aspectos (os encontros de Joe com Marie, por exemplo), mas no geral segue um raciocínio lógico que ajuda o espectador a se atrair pela história, além da violência gráfica que não chega a chocar positivamente, mas também não é insípida como muitos enlatados americanos. O diretor conduz a narrativa sem tanto afinco, de maneira mais comercial, mas ainda produz ótimos momentos como os flashbacks que conta o passado do protagonista frente ao seu algoz. De brinde ainda tem o Samuel L. Jackson (“Robocop”) numa participação especial que só ele sabe fazer.

Só é covardia comparar com o original oriental, não só pela competência de Chan-wook Park, como pela própria filosofia de crime, castigo e karma que o povo do sol nascente tem que é infinitamente mais forte que o tratamento dado a esse remake. O próprio desfecho do original é um soco no estômago, enquanto neste americano é pelo menos criativo.

Sem querer comparar o incomparável, esse “Oldboy” americano é sim uma peça de diversão inteligente que desliza bem menos do que se pode imaginar e prende o público como um bom suspense deve fazer.

Ficha Técnica

Elenco:
Josh Brolin
Elizabeth Olsen
Sharlto Copley
Samuel L. Jackson
Michael Imperioli
Pom Klementieff
James Ransone
Max Casella
Linda Emond
Elvis Nolasco
Rami Malek
Lance Reddick
Hannah Ware
Richard Portnow
Hannah Simone

Direção:
Spike Lee

Produção:
Doug Davison
Roy Lee
Spike Lee

Fotografia:
Sean Bobbitt

Trilha Sonora:
Roque Baños

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑