Operação Final (“Operation Finale”)

Genre : ,
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2018

O diretor Chris Weitz de “Uma Vida Melhor” traz a história baseada em fatos reais sobre uma missão israelense secreta que fora a Buenos Aires para capturar Adolph Eichmann, conhecido como o Arquiteto da Solução Final, foragido da Alemanha logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Um pouco de história: Eichmann foi quem assinou o decreto mandado por Hitler que permitiria o transporte de prisioneiros judeus para campos de concentração e posterior execução. Essa prática foi chamada de Solução Final pelos alemães e conhecida como Holocausto pelo mundo todo.

Oscar Isaac, que acaba de chegar aos cinemas na última parte de “Star Wars”, é Peter, que faz parte da equipe de captura de Eichmann, interpretado por Ben Kingsley de “Segurança em Risco”. Ambos os atores interpretam muito bem e são um dos destaques do filme. O duelo mental entre eles, com uma pequena mas interessante reviravolta no final, domina a segunda metade do filme.

A reconstituição de época e apego histórico foi afiado e até a glamourização da narrativa mantém os pés no chão e fica perfeitamente crível para o espectador, ao mesmo tempo em que provoca uma tensão gradativa quando a missão começa a se complicar por problemas burocráticos e de toda ordem.

O diretor entendeu bem como conduzir a trama de forma enxuta sem trazer nenhuma gordura ou cena que seja apelativa ou desnecessária. O desfecho é sensato com ótimas pitadas emotivas no arco de história de Peter e ainda conta com alguns trechos documentais da história real que fazem toda a diferença.

O maestro Alexandre Desplat de “As Sufragistas” ainda faz a sua mágica desenvolvendo uma trilha como participa junto com o espectador de toda ação e pontua o ritmo sem ser cansativa.

“Operação Final” é um daqueles dramas de história real que são tão bem contados que funcionam como cinema e escola. Recomendado!

Curiosidades:

– Adolf Eichmann só foi ser conhecido juntamente com seus atos após a guerra quando começaram as investigações sobre o holocausto.
– Ben Kingsley guardava na roupa uma foto de um sobrevivente do holocausto para lembrar de não humanizar demais o personagem.
– O filme se passa quando Eichmann tinha 54 anos e em flashbacks em que ele tinha 36 anos, enquanto o ator tinha 74 anos durante as filmagens.
– Um dos membros da equipe (Dani) é interpretado pelo irmão caçula de Oscar Isaac, Michael Benjamin Hernandez.
– É um remake do filme pouco conhecido “A Casa da Rua Garibaldi” de 1979.

Ficha Técnica

Elenco:
Oscar Isaac
Ben Kingsley
Mélanie Laurent
Lior Raz
Nick Kroll
Michael Aronov
Ohad Knoller
Greg Hill
Torben Liebrecht
Michael Benjamin Hernandez
Joe Alwyn
Greta Scacchi
Peter Strauss
Haley Lu Richardson
Pêpê Rapazote
Rainer Reiners
Simon Russell Beale

Direção:
Chris Weitz

Produção:
Fred Berger
Oscar Isaac
Brian Kavanaugh-Jones
Jason Spire

Fotografia:
Javier Aguirresarobe

Trilha Sonora:
Alexandre Desplat

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑