Operação Invasão 2 (“Serbuan maut 2” / “The Raid 2”)

Genre :
Actor :
Director :
Country : ,
Release Date : 2014

E se um dos melhores filmes de ação dos últimos anos tiver uma sequencia ainda melhor. “Operação Invasão 2” cumpre essa promessa e dá muito mais ao espectador.

Começando exatamente de onde o antecessor parou, Rama (Iko Uwais) sobrevive ao massacre no prédio dos traficantes e é levado por uma divisão secreta da polícia que investiga a sua própria instituição para um local seguro, visto que agora nosso herói corre risco de morte pela própria polícia corrupta. Então ele recebe a proposta de se infiltrar numa prisão, fazer amizade com o filho do chefe do cartel – dono do prédio do primeiro filme e que controla parte da cidade – para que seja um informante da polícia. Assim, ele tentaria pegar os policiais corruptos, acabar com o cartel e vingar a morte do irmão. Só que para isso ele deve se afastar completamente de sua família e de sua vida pregressa.

Toda equipe volta para essa continuação, inclusive o diretor Gareth Evans que dessa vez expande muito mais o escopo da trama e dá ainda mais vida aos recursos áudio visuais que dispõe. A história, que num primeiro momento pode parecer o clichê “herói se infiltra na gangue e deve lidar com o dilema de sua própria identidade” – vai muito além, tornando-se um épico pessoal de um herói atormentado. A própria linha narrativa é intrincada com uma grande gama de personagens e subtramas e o público deve estar atento aos eventos.

Apesar do aspecto emocional ser muito mais reverberado nessa continuação, a ação e a violência continuam em ritmo avassalador provocando sequencias de tirar o fôlego, como a desde já antológica luta na lama entre prisioneiros ou na derradeira cena de um personagem incompreendido. Até mesmo em momentos mais introspectivos, o talento do diretor se revela como na cena em que, ao som em volume máximo, Rama fala com a família por telefone e o som desaparece, representando a saudade e intimidade máxima entre ele e seu amor. Quem gosta de mangá vai ainda se divertir com alguns personagens que parece terem saído de lá, através de uma ótima composição de figurino e elenco, como a garota do martelo ou o adolescente do taco de baseball.

Com um desfecho que abre a porta para o fechamento da trilogia, “Operação Invasão 2” é, sem dúvida, o supra sumo da ação mundial, fazendo pela Indonésia o que “Tropa de Elite” fez pelo Brasil.

Ficha Técnica

Elenco:
Iko Uwais
Arifin Putra
Tio Pakusodewo
Oka Antara
Alex Abbad
Cecep Arif Rahman
Julie Estelle
Very Tri Yulisman
Ryûhei Matsuda
Ken’ichi Endô
Kazuki Kitamura
Yayan Ruhian
Cok Simbara
Roy Marten
Epy Kusnandar

Direção:
Gareth Evans

Produção:
Nate Bolotin
Ario Sagantoro
Aram Tertzakian

Fotografia:
Matt Flannery
Dimas Imam Subhono

Trilha Sonora:
Aria Prayogi
Joseph Trapanese
Fajar Yuskemal

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑