Operação Overlord (“Overlord”)

Genre : ,
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2018

Tiro, porrada e bomba. E terror. É uma mistura de “Bastardos Inglórios” e “Re-Animator”, clássico de terror dos anos 80.

Às vésperas do Dia D – quando os americanos atracaram no sul da França, numa praia na Normandia (veja “O Resgate do Soldado Ryan” para saber mais) – tropas americanas sobrevoam locais inimigos para cortar as comunicações dos alemães e garantir o fator surpresa do ataque na costa. Numa dessas frentes, os sobreviventes da queda de um avião devem desativar um rádio que fica dentro de um prédio fortificado num vilarejo. O que eles não sabem é que dentro deste prédio os alemães conduzem aterrorizantes experiências com seres humanos.

Julius Avery de “Sangue Jovem” dirige o filme e é muito bem orientado pelo produtor e mestre criativo J.J. Abrams (“Star Wars: O Despertar da Força”), os quais escolheram a dado esse roteiro original que mesmo sendo uma combinação de elementos de produções anteriores, mantém um frescor e dinâmica invejáveis.

Aliás, o ritmo não para: desde a primeira tomada o espectador é envolvido num turbilhão de ação seguido de um conjunto de clímaces, seja logo na brilhante introdução da queda do avião praticamente sem cortes, passando pelas cenas genuinamente de guerra ou aquelas que escapam do terror ao trash na melhor forma a lá Tarantino. Nesse ponto, inclusive, a maquiagem desempenha um papel notório e traz o melhor da violência explícita com rostos e corpos desfigurados e estraçalhados, além de criaturas que farão os fãs do terror trash comemorarem.

Mas nada é descerebrado: pelo contrário, a história é coesa dentro do seu universo absurdo, pega emprestado vários clichês, mas todos funcionam muito bem, inclusive aqueles mais oitentistas que estão recalibrados sem insultar a inteligência do público.

Operação Overlord” é ação ininterrupta com terror na medida certa, e com realizadores que sabem exatamente o que fazem. Assim não tem erro.

Curiosidades:

– Operação Overlord é o nome real dessa operação americana de cortar as comunicações inimigas durante a Segunda Guerra Mundial para atracar na costa francesa com o elemento surpresa em mãos.
– O ator que interpreta o vilão principal passava todos os dias 5 horas para fazer a sua maquiagem.
– Para tornar mais real, a maioria dos efeitos não foram feitos com computação gráfica, mas sim com maquiagem, bonecos animatronics e edições espertas.

Ficha Técnica

Elenco:
Jovan Adepo
Wyatt Russell
Mathilde Ollivier
Pilou Asbæk
John Magaro
Iain De Caestecker
Jacob Anderson
Dominic Applewhite
Gianny Taufer
Joseph Quinn
Bokeem Woodbine
Erich Redman
Mark McKenna
Hayley Carmichael
Marc Rissmann

Direção:
Julius Avery

Produção:
J.J. Abrams
Lindsey Weber

Fotografia:
Laurie Rose
Fabian Wagner

Trilha Sonora:
Matt Evans

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑