Operação Red Sparrow (“Red Sparrow”)

A produção é uma sofisticação dos filmes de ação genéricos, onde o empowerment feminino chega naturalmente e tem na figura da mulher a essência para o desenvolvimento da história.

Jennifer Lawrence de “Mãe!” é Dominika, uma bailarina russa que após um suposto acidente no palco, não tem como mais se sustentar e à sua mãe, e então aceita a proposta de seu tio (Matthias Schoenaerts de “Laços de Sangue”), para uma missão que a leva a um escola de espiões, a qual vai culminar com uma importante missão para capturar informação de um agente americano (Joel Edgerton de “Em Busca da Justiça”) através da sedução e de sua inteligência. Só que chega uma hora em que Dominika não sabe mais em quem confiar e deve usar tudo o que sabe para escapar de uma teia aparentemente intransponível.

O diretor Francis Lawrence, que já trabalhou com a protagonista em “Jogos Vorazes” teve a ótima sacada de evitar a masculinização da personagem – ou contrário do que se vê no também ótimo “Atômica” – pois não só a diferencia da mulher que pode fazer um trabalho de homem, justamente por ser uma trama que só funcionaria com uma mulher.

O que mais chama atenção é o roteiro, baseado no livro homônimo de Jason Matthews, pois há uma deliciosa complexidade com reviravoltas que revelam novos elos entre eles, principalmente rumo ao final, onde o diretor se cerca de cuidados para não se tornar previsível e resulta numa boa surpresa (mas não impenetrável).

Aliás, ele conduz cenas desde já antológicas como a introdução no teatro, cuja trilha do mestre James Newton Howard (“Animais Fantásticos e Onde Habitam”) surpreende lá e em toda a narrativa; ou a nua e crua luta já no ato final.

Destaque para a ótima Charlotte Rampling (“Assassin’s Creed”) como a professora da obscura escola de espiões russa.

Operação Red Sparrow” entrega todos os elementos de um ótimo filme de ação com a inteligência de um roteiro bem amarrado e a condução com um timing impecável.

Curiosidade:

– E escola de espiões era um prédio sem uso na Bulgária que realmente foi uma escola.
– Jennifer Lawrence se envolveu numa briga de bar em Budapeste durante as filmagens.
– Jennifer Lawrence passou 4 meses praticando balé e sotaque russo para o papel.

Ficha Técnica

Elenco:
Jennifer Lawrence
Joel Edgerton
Matthias Schoenaerts
Charlotte Rampling
Mary-Louise Parker
Ciarán Hinds
Joely Richardson
Bill Camp
Jeremy Irons
Thekla Reuten
Douglas Hodge
Sakina Jaffrey
Sergei Polunin
Sasha Frolova
Sebastian Hülk

Direção:
Francis Lawrence

Produção:
Peter Chernin
David Ready
Jenno Topping
Steven Zaillian

Fotografia:
Jo Willems

Trilha Sonora:
James Newton Howard

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑