Operação Valquíria (“Valkyrie”, EUA, 2008) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

[youtube jTX2RwEGkmU]

Depois de grandes momentos históricos, Hollywood também filma pequenos momentos históricos. A última das quinze rebeliões existentes entre oficiais alemães para derrubar o Reich de Hitler é contada por Bryan Singer (“X-Men” e “Superman – O Retorno“) e encabeçada por ninguém menos que Tom Cruise (“Trovão Tropical“).

Ele é o Coronel Claus von Stauffenberg, militar indignado com os rumos da Segunda Guerra Mundial e trazido para um seleto grupo de dissidentes que planejam matar Hitler. E ele foi o mentor de todo o plano, cujo título dá nome ao filme. Para quem conhece o Tom Cruise dos filmes de ação deve se decepcionar, já que, apesar de uma boa carga de tensão a partir do segundo ato, este drama histórico não chega a empolgar. Agora, seu roteiro é muito bem montado. Tanto que apesar do desfecho todos nós conhecemos (pelo menos quem já estudou História) ainda ficamos sobressaltados com as reviravoltas na trama.

Cruise não faz mais do que sua atuação honesta, mas sem brilho, enquanto os demais coadjuvantes talvez roubem a cena vez ou outra, como é o caso do desempenho decisivo do sempre ótimo Bill Nighy (“Chumbo Grosso“) e Tom Wilkinson (“RocknRolla“). Com algumas belas fotografias, “Operação Valquíria” é uma boa aula de história, mas como a maioria, burocrática demais.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Tom Cruise
Kenneth Branagh
Bill Nighy
Tom Wilkinson
Carice van Houten
Thomas Kretschmann
Terence Stamp
Eddie Izzard
Kevin McNally
Christian Berkel
Jamie Parker
David Bamber
Tom Hollander

Direção:
Bryan Singer

Produção:
Gilbert Adler
Christopher McQuarrie

Fotografia:
Newton Thomas Sigel

Trilha Sonora:
John Ottman

 

1 Comment

Leave us a comment

  • saullo
    on

    cara…eu queria saber quando Hollywood vai entender q essa coisa de segunda guerra já foi, já passou, já era.
    ta, ta, tivemos classicos fodasticos, como “a lista de schindler”, mas já foi, véi.

    esse filme ae nao tem nada q preste, nada mesmo. mostram um grupo de oficiais alemães que estao “preocupados com o mundo”, todos estao muito tristes com as maldades de hitler, pelo menos quase todo mundo. ¬¬

    vi um filme cheio de cliches IDIOTAS, como o da mina q desce do carro e volta correndo p abraçar o tom cruise(….), vou nem comentar sobre essa cena. e o final, calma, nao vou contar, mas posso dizer q estou cheio, de saco cheio mesmo dos gritinhos de “liberdade” quando tudo está acabando.

    mais engraçado de tudo foi o tamanho da importancia da operaçao q tentaram passar no filme, foi mesmo taaaaaaao importante q até esse filme ser lançado eu tenho certeza de q ninguém nem sabia o q era “Valquíria”, eu pelo menos, de valquiria, so conheçia a minha vizinha valquiria, q é muito gostosa por sinal.

    o filme foi cansatvo, sempre com essa merda de maniqueísmo irritante. ta certo que até teve cenas…quer dizer “CENA, boa, pq só vi uma, e foi a da bomba, mas nao compensa em nada perder um tempo do caraleo vendo esse filme só por causa dessa cena.

    quer ter aula de historia? assista “hitler – a ascençao do mal”, ou entao vejá o proprio “a lista de schindler” ,mas nao perca seu tempo assistindo a uma coisa tao “inventada” quanto essa tal operaçao valquiria.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑