Os 33 (“The 33”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

A história dos 33 mineiros que ficaram presos no fundo de uma mina chilena em 2010 por mais de dois meses chega aos cinemas sob a direção da mexicana Patricia Riggen misturando drama, bom humor e valorizando a realidade.

Antonio Banderas (“O Príncipe do Deserto”) é Mário que com seu coordenador Don Lucho (o La Bamba Lou Diamond Phillips de “Carnívoro”) desce com mais 31 mineiros num dia normal de trabalho até que um deslocamento da montanha faz com que eles fiquem soterrados centenas de metros abaixo do solo. Então a comunidade se solidariza comandada pela irmã de um dos mineiros, Maria (Juliette Binoche de “Palavras e Imagens”) a qual pleiteia um resgate, enquanto o governo do Chile tenta fazer todos os esforços representado pelo Ministro das Minas e Energia, Laurence (nosso Rodrigo Santoro de “Golpe Duplo”).

A primeira coisa que salta aos olhos é a belíssima fotografia de Checco Varese (“5 Dias de Guerra”) que salta da vastidão do deserto para a carência do vilarejo de Cupiapó e a claustrofóbica mina com uma naturalidade e senso de realidade muito apurados, o que é fundamental para a imersão do espectador.

A direção foi acertada no que diz respeito a orientação do elenco, o qual, mesmo tendo seus personagens principais, dá espaço para todos sem forçar a barra. Os atores, inclusive, couberam perfeitamente no papel e até Santoro, conhecido pelas suas poucas palavras evoluiu muito como ator para a língua inglesa. O roteiro conseguiu a proeza de colocar algumas boas doses de humor sem descambar para a comédia, mantendo sempre o clima dramático, mesmo com uma cena de sonho aparentemente desnecessária, mas que tem uma importante mensagem de dor e desesperança no momento em que o grupo se encontrava.

Com alguns poucos deslizes no roteiro (Ex: a sacada mágica do ministro de como salvar a todos, o que deveria ser óbvio), um dos únicos pontos de melhoria é o ritmo irregular da narrativa que a diretor não soube controlar. Tanto que há momentos em que ela desliza de forma objetiva e em outros faz como num vídeo clipe. Aliás, a última e ótima trilha sonora de James Horner (“Nocaute”) que morreu num acidente três meses antes do lançamento do filme.

Os 33” vence pela história forte, verdadeira e que é contada na dose certa de glamour para não ficar maçante e na dose certa de realismo, o qual por si só já emociona.

Ficha Técnica

Elenco:
Antonio Banderas
Rodrigo Santoro
Lou Diamond Phillips
Juliette Binoche
Naomi Scott
Cote de Pablo
Kate del Castillo
James Brolin
Juan Pablo Raba
Gabriel Byrne
Mario Casas
Bob Gunton
Jacob Vargas
Oscar Nuñez

Direção:
Patricia Riggen

Produção:
Robert Katz
Edward McGurn
Mike Medavoy

Fotografia:
Checco Varese

Trilha Sonora:
James Horner

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑