Os 7 de Chicago (“The Trial of the Chicago 7”)

O novo filme do diretor Aaron Sorkin de “A Grande Jogada” também é uma adaptação de fatos reais: o julgamento de sete pessoas acusadas de provocar um tumulto frente a um protesto contra a Guerra do Vietnã em 1968 em plena conferência do Partido Democrata em Chicago. O problema é que o julgamento foi uma armação do governo e os acusados já chegariam “condenados”. Coube a eles e seu advogado tentarem o possível para provar sua inocência e conseguir a liberdade.

Cercado de grandes nomes, a produção tem uma narrativa impecável com um início dinâmico onde os diálogos são perfeitamente emendados uns com os outros. Vários desses artifícios narrativos bastante originais dão um bom humor que quase transforma o filme numa comédia (o que não é demérito), não fossem tão sérios os eventos que cercam a história.

Além desses diálogos afiadíssimos, o elenco dá um show: Sacha Baron Cohen como um comediante de stand up revolucionário teve um papel sob medida que faz críticas ácidas ao stablishment estadunidense, tal qual já fez em seus filmes “Borat” e “O Ditador”; Eddie Redmayne de “Os Aeronautas” surpreende pela paradoxal introspecção e força de seu personagem ao mesmo tempo, como um estudante que respeita o governo, mas clama por mudança; o impecável Mark Rylance de “Jogador Nº 1” arrasa na pele do advogado de defesa; e o decano Frank Langella (“Encontro Marcado”) está ótimo como o juiz incapacitado e racista.

Isso para citar alguns, visto que o resto do elenco e os coadjuvantes abraçaram o projeto com a mesma garra e criam uma química entre seus personagens pouco visto em histórias com um grande número de pessoas interagindo dentre si.

Apesar do desfecho clichê, o diretor não se rende e ficamos sabendo do destino dos principais personagens, o que até cria uma espécie de pós-reviravolta e mostra o quão complexos eles são.

“Os 7 de Chicago” é desde já o grande filme de trubinal de 2020 e promete concorrer a várias premiações.

Ficha Técnica

Elenco:
Eddie Redmayne
Alex Sharp
Sacha Baron Cohen
Jeremy Strong
John Carroll Lynch
Yahya Abdul-Mateen II
Mark Rylance
Joseph Gordon-Levitt
Ben Shenkman
J.C. MacKenzie
Frank Langella
Danny Flaherty
Noah Robbins
John Doman
Michael Keaton

Direção:
Aaron Sorkin

Produção:
Stuart M. Besser
Matt Jackson
Marc Platt
Tyler Thompson

Fotografia:
Phedon Papamichael

Trilha Sonora:
Daniel Pemberton

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑