Os Agentes do Destino (“The Adjustment Bureau”, EUA, 2011) ***NOS CINEMAS***

Em todo romance que se preza, o casal central deve enfrentar os mais variados tipos de obstáculos para consolidar (ou não) o seu amor. Mas talvez nunca o principal obstáculo tenha sido a vontade divina, ou melhor, o destino pré-traçado dos protagonistas.

Baseado num conto do mestre da ficção científica Philip K. Dick, autor de sucessos como “Blade Runner“, “O Vingador do Futuro” e “Minority Report“, o filme acerta em estabelecer uma atmosfera bem realista ao mostrar o candidato David Norris (Matt Damon de “Bravura Indômita“) ser derrotado nas urnas por conta de seu comportamento impulsivo. Até que conhece a bailarina Elise (a cada vez mais linda Emily Blunt de “As Viagens de Gulliver“) e trocam um beijo apaixonado, antes dela desaparecer.

Anos depois eles se reencontram. O que David vai descobrir é que por trás do que ele chamava de livre arbítrio existem os agentes do destino, espécie de anjos de terno e gravata e que, segundo com o plano deles, David não era pra ficar com Elise. E vão fazer de tudo para mantê-los separados.

A premissa é bem original e o roteiro consegue passar credibilidade. Acima de tudo, o casal protagonista convence em todos os sentidos, não só no sentimento que nutrem um pelo outro (talvez o maior desafio), como também pela maneira com que lidam estar diante de algo inexplicável como a presença desses agentes e seus procedimentos de controle do destino da humanidade.

A maneira que a produção explica uma série de acontecimentos do cotidiano através de sua premissa é digna de uma boa discussão. Questões sobre como acontece o acaso, até onde vai nosso livre arbítrio e porque às vezes as coisas não saem como estão nos planos (momento em que alguém do lado de lá pode ser demitido, seja lá o que ser demitido signifique), tomam uma roupagem até que divertida ao explorar suas diversas possibilidades.

É uma pena, entretanto, que o diretor estreante George Nolfi não conseguiu segurar o ritmo, fazendo um filme longo demais (quase duas horas) com muitas pausas para respiração que acabam saturando o público, o que pode deixar muitas das boas discussões já citadas no limbo.

Os Agentes do Destino” é um romance de ficção que com todos os bons predicados, perde-se um pouco enquanto seus realizadores tentam decidir em vão qual o melhor tom pra sua narrativa. Era só seguir o plano.
[rating:3]

Ficha Técnica

Elenco:
Matt Damon
Emily Blunt
Michael Kelly
Anthony Mackie
John Slattery
Anthony Ruivivar
Donnie Keshawarz
Terence Stamp

Direção:
George Nolfi

Produção:
George Nolfi
Chris Moore
Michael Hackett
Bill Carraro

Fotografia:
John Toll

Trilha Sonora:
Thomas Newman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑