Os Boxtrolls (“The Boxtrolls”)

Dos mesmos realizadores do ótimo “Coraline e o Mundo Secreto”, vem outra animação com o tema da adequação, diversidade e família, o que é muito bem explorado.

Filmado em stop motion com toques de CGI, o filme conta a história de um povo chamado Boxtrolls, que se esconde no subsolo de uma cidade, pois é hostilizado pelos seres humanos, principalmente por uma lenda contada pelo vilão Arquibalde Surrupião que eles destroem casas e comem criancinhas, inclusive sequestrando uma há anos atrás, o que fez Surrupião criar uma empresa de extermínio de Boxtrolls para ganhar as graças da elite da cidade.

Essas criaturas cuja natureza é de construir coisas a partir de peças coletadas na superfície, realmente criam uma criança, Eggs, que nunca entendeu não ser da mesma espécie. Quando as pequenas criaturas começam a ser sequestradas, Eggs enfrenta a superfície e sua própria natureza vai entrar em conflito.

Com um design de produção excelente que lembra até as animações de Tim Burton, seus personagens nunca são livres de defeitos: reparem como até o herói humano, Eggs, tem os dentes tortos, enquanto sua nova amiga Winnie é retratada com uma cara sempre fechada e longe do estereótipo de heroína (e é bom verificar que o roteiro não cai no clichê de interesse amoroso).

A própria divisão simples entre heróis e vilões chega a ser questionada com elegância por um determinado personagem, tal qual o senso de paternidade (é quem tem, quem cria ou quem realmente faz alguma coisa para agregar desenvolvimento do ser humano) e principalmente a força de vontade para mudar até a raiz da essência. Dessa forma, há uma parte intensamente filosófica na produção onde cada personagem tem sua devida relevância, mas também pode ser assistido por qualquer criança que, ainda assim, vai tirar as melhores lições.

Leve e coeso, “Os Boxtrolls” pode ser visto como diversão inteligente e uma boa oportunidade para refletir. Muito mais que um desenho família, é um desenho que agrega a todas as idades.

Ficha Técnica

Elenco:
Ben Kingsley
Jared Harris
Nick Frost
Richard Ayoade
Dee Bradley Baker
Elle Fanning
Isaac Hempstead Wright
Steve Blum
Nika Futterman
Tracy Morgan
Pat Fraley
Fred Tatasciore
Max Mitchell
Maurice LaMarche
James Urbaniak

Direção:
Graham Annable
Anthony Stacchi

Produção:
David Bleiman Ichioka
Travis Knight

Trilha Sonora:
Dario Marianelli

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑