Os Croods (“The Croods”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director : ,
Country :
Release Date : 2013

Os Croods” é a prova definitiva de que acabou o reinado da Pixar tanto no que diz respeito à técnica, quanto à história. Feito pela rival Dreamworks (Steven Spielberg é um dos sócios) de “Shrek” e “Madagascar”, a animação conta a história de uma família da pré-história que vive com medo dentro de sua caverna por conta das ameaças externas. Quando se vêem forçados a sair por conta de terremotos formados pela movimentação das placas tectônicas terrestres, eles encontram Guy, um jovem moderno a caminho da montanha que provoca a afeição de Eep, filha da família, e o ciúme de Grug o patriarca que usa a força para tudo. Juntos eles tem que fugir dos terremotos e encontrar um lugar seguro.

Apesar do tema do novo versus o velho ser reincidente desde os idos de “A Pequena Sereia”, o tratamento dado a essa narrativa é irrepreensível. A abertura coma narração de Eep sobre seu passado e, logo depois, a sequência de ação desenfreada que mostra o quão difícil era arranjar comida naquela era conseguem conter acuracidade, humor e carisma que vão permear toda a projeção.

Os personagens estabelecem uma conexão imediata com o espectador que ao mesmo tempo, tem um raciocínio arcaico, mas contém uma lógica inteligente e muitas vezes engraçada das descobertas a sua volta. E falando em humor, seus realizadores conseguem criar algumas das piadas mais inteligentes das últimas produções do gênero (a rápida cena do “Douglas, rola!” é de cair de rir).

Se tudo praticamente é destaque positivo, não seria diferente com o esmero da técnica de animação, a qual de tão real, parece muitas vezes ser um filme em live-action. A textura da água, por exemplo, surpreende pela autenticidade. Fora o espetáculo visual que varia desde a aridez do cenário inicial à explosão de cores das florestas durante a jornada dos nossos heróis (me lembrou até de “Avatar”).

A ação embalada pela trilha de Alan Silvestri, responsável pela imortal música da saga “De Volta para o Futuro” é uma atração a parte. Desde de já, a animação do ano, “The Croods” é mais que obrigatória para todos os públicos. A concorrência vai ter que ralar muito pra chegar lá.

Ficha Técnica

Elenco:
Nicolas Cage
Emma Stone
Ryan Reynolds
Catherine Keener
Cloris Leachman
Clark Duke
Chris Sanders
Randy Thom

Direção:
Kirk De Micco
Chris Sanders

Produção:
Kristine Belson
Jane Hartwell

Fotografia:
Yong Duk Jhun

Trilha Sonora:
Alan Silvestri

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑