Os Implacáveis (“Blackthorn”, Espanha / EUA / Bolívia / França, 2011)

Genre : ,

Os Implacáveis” é, digamos, a continuação de “Butch Cassidy” de 1969 estrelado por Paul Newman e Robert Redford e um clássico do western americano. Nesta segunda e mais pobre parte, Cassidy é interpretado pelo veterano Sam Shepard de “Protegendo o Inimigo”.

Ao contrário da lenda de que ele havia morrido, na verdade ele escapou, foi para a Bolívia e viveu sob o falso nome de Blackthorn, que dá o título original. Enfim ele decide voltar para a América (do Norte) e encontra com um misterioso imigrante (Eduardo Noriega de “Expresso Transiberiano”) que diz ter roubado uma fortuna de um perigoso pistoleiro. Blackthorn se vê envolvido numa perseguição e tem que voltar a usar a sua arma para sair com vida.

Claramente uma produção B, ela não deixa de ter o devido cuidado com a reconstituição de época e pelo menos investiu num bom elenco que ainda conta com o sempre competente Stephen Rea de “Anjos da Noite 4”. Destaque também para a excelente fotografia de Juan Ruiz Anchía, cujo ótimo trabalho também fala por si só em “Uma Cidade Sem Lei”.

Já o roteiro divide a história no presente com Shepard e no passado com atores praticamente desconhecidos, cuja única função é mostrar uma relação nem tão necessária assim com o Sundance Kid e aprofundar um pouco mais sobre o vilão interpretado por Rea. Aliás a maior gafe da produção é que mais de duas décadas separam a ação entre os dois momentos, todos os atores são diferentes em seus personagens no passado e no presente, menos Stephen Rea que permanece praticamente imutável como se fosse um Highlander ou um mutante dos X-Men!

Algumas boas, mas esparsas cenas de ação e outras reviravoltas medianas permeiam “Os Implacáveis” que não deixa de ser um razoável suspiro em um gênero que é cada vez mais difícil de ver por aí.
[rating:3]

Ficha Técnica

Elenco:
Sam Shepard
Eduardo Noriega
Stephen Rea
Magaly Solier
Nikolaj Coster-Waldau
Padraic Delaney
Dominique McElligott

Direção:
Mateo Gil

Produção:
Ibón Cormenzana
Andrés Santana

Fotografia:
Juan Ruiz Anchía

Trilha Sonora:
Lucio Godoy

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑