Os Novos Mutantes (“The New Mutants”)

Genre : ,
Actor : , , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2020

O primeiro filme dos X-Men sem os X-Men, mas que faz parte do mesmo universo e até tem citações diretas com os nossos heróis e com os acontecimentos na cronologia mutante parece quase uma espécie de filme de terror.

Nem todos os mutantes caem de mão beijada na mansão e escola para alunos dotados de Charles Xavier. E quando Danielle (a novata Blu Hunt) acorda depois de uma tragédia que matou toda a sua tribo, ela se encontra num misterioso centro de tratamento mutante comandado pela Dra. Reyes (nossa brasileiríssima Alice Braga de “O Duelo”). Junto com os outros “pacientes”, estranhos fenômenos aparentemente sobrenaturais começam a ameaçara vida de todos sem que ninguém saiba ainda qual o poder mutante de Danielle.

A título de curiosidade, todos os demais mutantes já apareceram nos quadrinhos dos X-Men, mas jamais são chamados pelos seus codinomes. Rahne é a Lupina (Maisie Williams de “Game of Thrones”), Illyana é Magik (Anya Taylor-Joy de “Emma”), Sam é Cannonball (Charlie Heaton de “O Segredo de Marrowbone”) e o brasileiro Roberto é Sunspot (o também brasileiro Henry Zaga).

O diretor Josh Boone de “A Culpa é das Estrelas” queria fazer um filme bem de terror e com violência explícita, mas foi barrado pelos produtores para que a censura não fosse pesada e alcançasse um maior público. Isso fica visível nas tentativas de terror e quando o espectador imagina que muitas cenas fortes devem ter sido cortadas, fazendo com que a trama nunca atinja seu máximo, como se a energia da trama sempre retrocedesse próximo de chegar ao seu auge.

Finalmente chegamos ao terceiro ato cujo clímax além de começar e se desenvolver de forma um tanto exagerada, tem seu desfecho morno e dilui muito do conteúdo investido ao longo da projeção.

Os Novos Mutantes” vale pelas referências (veja mais nas curiosidades) e pelas tentativas de fazer um filme diferente, mas esbarrou em tantos obstáculos que ficou longe de seu verdadeiro potencial.

Curiosidades:

– O filme estava pronto desde 2017, mas teve que ser refilmado e foi postergado várias vezes até março de 2020, mas daí teve a pandemia que o adiou novamente e só agora foi lançado (out/20).
– O filme se passa ao mesmo tempo dos eventos de “X-Men: Apocalipse”.
– O dragão que Illyana carrega nos quadrinhos era da mutante Kitty Pride.
– Último filme de Stan Lee como produtor executivo. Porém, ele não faz nenhuma participação especial.
– Nos quadrinhos a Dra. Reyes já foi um membro dos X-Men.
– Quem faz a voz, ou melhor, os grunidos da criatura Smiling Man é o roqueiro Marilyn Manson.
– O personagem Sunspot (Roberto) já apareceu no filme “X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido” e foi interpretado pelo ator Adan Canto. Veja a cena:

SPOILER: SÓ LEIA SE JÁ VIU O FILME!!!

– Danielle tem uma visão de crianças mutantes sendo abusadas em algum centro mutante. Essas cenas são EXATAMENTE AS MESMAS VISTAS EM “LOGAN” quando são mostradas numa fita de VHS numa TV. Ou seja, a Essex Corporation está por trás do centro dos Novos Mutantes e a Dra. Reyes trabalha para Nathaniel Essex, o Sr. Sinistro (que ainda deve aparecer no futuro). Vale lembrar que em “X-Men: Apocalipse”, as cenas pós créditos são justamente dos capangas da Essex coletando as amostras de sangue e DNA que vão dar origem a outros mutantes como a própria Laura, que tem Adamantium como o Wolverine em “Logan”.

Ficha Técnica

Elenco:
Maisie Williams
Anya Taylor-Joy
Charlie Heaton
Alice Braga
Blu Hunt
Henry Zaga
Adam Beach
Thomas Kee
Colbi Gannett

Direção:
Josh Boone

Produção:
Karen Rosenfelt
Lauren Shuler Donner

Fotografia:
Peter Deming

Trilha Sonora:
Mark Snow

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑