Os Ocupantes (“The Occupants”)

https://www.youtube.com/watch?v=FxYsrX-1YPA

Sempre disse que pior que ver um filme ruim, é ver um filme ruim que tinha potencial pra ser acima da média. Logo no primeiro enquadramento de cena de “Os Ocupantes”, quando o casal está na cama, já se percebe aquele toque de amadorismo na produção. Tanto na movimentação de câmera, na iluminação, na edição e até – infelizmente – na atuação, logo se sabe que estamos diante de uma produção de quinta.

Este casal acaba de se mudar para a nova casa começa a ser assombrado pela família de quem morava lá antes. E o roteiro mostra isso logo de forma quase desengonçada com pouquíssimo suspense e efeitos especiais sofríveis. Como se não bastasse a esposa Lucy (Cristin Milioti) acha que pode continuar na casa e quebrar o ciclo através de uma – pasmem – terapia familiar para espíritos. Sério. É aquele momento em que o espectador se pergunta o que ele está fazendo assistindo a tamanha barbaridade narrativa.

Se só isso já parece inverossímil e absurdo o suficiente, quando se vê a péssima interpretação da dupla de protagonistas, Milioti como a esposa e Michael Rady como marido, aí a experiência descamba de vez para o péssimo. Coincidentemente os dois fizeram pontas em filmes com Leonardo DiCaprio: ela em “O Lobo de Wall Street” e ele em “J. Edgar”.

Quando o leitor chega até aqui, tem-se a clara impressão (e não é só impressão) de que a crítica demole a obra. Entretanto, por incrível que pareça, a história tem uma reviravolta interessantíssima no último ato. E é isso que dói: se o filme fosse bem redigido (pois idéia boa não necessariamente gera um bom roteiro), com uma produção no mínimo satisfatória, direção competente e um elenco que pelo menos soubesse os princípios básicos de atuação, este terror poderia ficar muito acima da média. Chega a ser surpreendente que uma premissa tão boa (e no final vemos que era sim boa) ter sido adotada por realizadores tão rasteiros que nada fizeram senão jogar tudo na vala comum das produções medíocres. Que essa idéia tenha mais sorte numa próxima vez.

Ficha Técnica

Elenco:
Cristin Milioti
Michael Rady
Toby Huss
James Urbaniak
Macey Cruthird
Katherine Kamhi
Kristen Ariza
Chelsey Valentine
Gena Shaw

Direção:
Todd Alcott

Produção:
Ilan Arboleda
Holly Golden

Fotografia:
George Su

Trilha Sonora:
Craig Stuart Garfinkle

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram